Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20522
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Penayo, Victor Antonio | |
dc.date.accessioned | 2020-11-24T14:01:28Z | - |
dc.date.available | 2020-11-24T14:01:28Z | - |
dc.date.issued | 2015-10-09 | |
dc.identifier.citation | PENAYO, Victor Antonio. Práticas e concepções de alunos do ensino fundamental sobre resíduos, reciclagem e conservação do meio ambiente. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20522 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Conscientização | pt_BR |
dc.subject | Redução de resíduos | pt_BR |
dc.subject | Environmental education | pt_BR |
dc.subject | Awareness | pt_BR |
dc.subject | Waste minimization | pt_BR |
dc.title | Práticas e concepções de alunos do ensino fundamental sobre resíduos, reciclagem e conservação do meio ambiente | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | A escassez dos recursos naturais alavancado pelo comunismo exagerado promoveu a preocupação com questão ambiental. Este trabalho teve como objetivo mapear conceitos sobre resíduos, reciclagem conservação e abordar a Educação Ambiental (EA) como tema transversal no ensino fundamental a apresenta-la de forma lúdica como novo métodos de aprendizagem. Apresentou-se um teatro e aplicaram-se questionário a 30 alunos de uma 6a série de Foz do Iguaçu. Constatou-se que: 40% associam o conceito de lixo a sujeira e poluição; 57% separam os materiais que são recolhidos por catadores; 73% citaram como importantes os aspectos econômicos e ambientais da coleta seletiva, 67% responderam corretamente os materiais que podem ser reciclados. Durante o teatro notou-se interesse dos alunos, 30% destacaram a importância da reciclagem, 23% a importância da preservação, 17% proteção a natureza. Faz-se necessário realizar atividades ambientais, construindo novas visões sobre a educação ambiental, abolindo-se os métodos tradicionais e buscar novas estratégias de ensino. | pt_BR |
dc.degree.local | Medianeira | pt_BR |
dc.publisher.local | Medianeira | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Sabbi, Larissa De Bortolli Chiamolera | |
dc.contributor.referee1 | Sabbi, Larissa De Bortolli Chiamolera | |
dc.contributor.referee2 | Sabbi, Larissa De Bortolli Chiamolera | |
dc.contributor.referee3 | Sabbi, Larissa De Bortolli Chiamolera | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MD_EDUMTE_II_2014_155.pdf | 906,05 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.