Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20519
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarnielle, Sirlei dos Santos Magalhães
dc.date.accessioned2020-11-24T14:01:25Z-
dc.date.available2020-11-24T14:01:25Z-
dc.date.issued2015-10-08
dc.identifier.citationCARNIELLE, Sirlei dos Santos Magalhães. A importância dos jogos e brincadeiras na educação infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20519-
dc.description.abstractThis research aims to find out what various authors say about the importance of sports and games and how these activities might help the process of teaching and learning and motor development, cognitive and affective-social of children's education. At first we cared about accost the contribution of sports and games in educational practice and to highlight the relationship between cognition and movement and how these factors interfere with development and learning of the children, because the action body is an essential factor for the significative learning. In this context, is paramount the teacher knows about the stages of children's development, and invest in their continual training. The developed theme describe in a bibliographic survey, where was searched in different works that accosted the subject. Then, it was posible to identificate that the ideas of the authors are quite similar, as regards the importance of the act of play in early childhood education, that through these experiences the child has the opportunity to explore and enhance their physical abilities, motor, cognitive and affective. So, fun and games should be presents as an educational tool of the teacher, acting on the motivation and creativity, contributing in the development of the children.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEnsino criativopt_BR
dc.subjectCapacidade motora em criançaspt_BR
dc.subjectCrianças - Desenvolvimentopt_BR
dc.subjectCreative teachingpt_BR
dc.subjectMotor ability in childrenpt_BR
dc.subjectChild developmentpt_BR
dc.titleA importância dos jogos e brincadeiras na educação infantilpt_BR
dc.title.alternativeThe importance of the games and jokes in the children's educationpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem o propósito de averiguar o que dizem diversos autores sobre a importância dos jogos e brincadeiras e o quanto essas atividades podem auxiliar no processo de ensino aprendizagem e no desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo social da criança na educação infantil. Nessa perspectiva, buscou-se por intermédio dos jogos e brincadeiras explorar diversos conteúdos inerentes a faixa etária. No início nos preocupamos em abordar a contribuição dos jogos e brincadeiras na prática educativa e destacar a relação entre a cognição e o movimento e como esses fatores interferem no desenvolvimento e aprendizagem da criança, pois a ação corporal é um fator indispensável para que a aprendizagem seja significativa. Neste âmbito, é primordial o professor conhecer as fases do desenvolvimento da criança, além de investir sempre em sua formação contínua. O tema desenvolvido caracteriza em um levantamento bibliográfico, onde foi pesquisado em várias obras que abordassem o assunto. Assim, foi possível identificar que as idéias dos autores são bastante semelhantes, no que se refere a importância do ato de brincar na educação infantil, que por intermédio dessas vivências a criança tem a oportunidade de explorar e aprimorar suas habilidades físicas, motoras, cognitivas e afetivas. Portanto devem estar presente jogos e brincadeiras, como instrumento pedagógico do professor, atuando na motivação e criatividade, contribuindo assim, no desenvolvimento integral da criança.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso
dc.contributor.referee1Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso
dc.contributor.referee2Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso
dc.contributor.referee3Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_II_2014_141.pdf286,32 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.