Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20348
Título: Aluno EJA: motivos de abandono e retorno escolar na modalidade EJA e expectativas pós EJA em Santa Helena-PR
Autor(es): Ajala, Michelle Cristina
Orientador(es): Santos, Ricardo dos
Palavras-chave: Aprendizagem de adultos
Evasão escolar
Estudantes - Aspirações
Adult learning
Dropouts
Student aspirations
Data do documento: 5-Dez-2011
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: AJALA, Michelle Cristina. Aluno EJA: motivos de abandono e retorno escolar na modalidade EJA e expectativas pós EJA em Santa Helena-PR. 2011. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2011.
Resumo: O objetivo do presente trabalho foi caracterizar o aluno EJA. Conhecer quem é este público a quem se destina esta modalidade, quais os motivos que levaram estes alunos a abandonar a escola regular e quais motivos fizeram-no retornar à escola, nesta modalidade. E agora após o retorno, quais as perspectivas que estes alunos têm em relação a seu futuro. Para tal, foi realizado um questionário com alunos inclusos nesta modalidade de ensino no município de Santa Helena-PR. Com esta pesquisa pode-se observar e comprovar a heterogeneidade de idade destes indivíduos e comprovar que a maioria dos alunos que frequentam esta modalidade são pessoas de baixa renda, que estão buscando, através do ensino, melhorar suas condições de vida. Pode-se perceber também que estes alunos buscam por conhecimentos que ultrapassem a educação básica. Estes indivíduos pretendem dar continuidade em seus estudos, adquirir melhores empregos, e consequentemente conseguir a ascensão social.
Abstract: The objective of this study was to characterize the adult education student. Knowing who is this intended audience to whom this mode, the reasons that led these students to leave school regularly and what reasons did return to school, in this mode. And now after returning what are the prospects that these students have about their future. To this end a questionnaire was conducted with students included in this type of education in the city of Santa Helena-PR. With this study we can observe and verify the age heterogeneity of these individuals and show that most students who attend this type are low-income people, who are seeking through education to improve their conditions of life. You can also see that these students seek for knowledge beyond basic education. These individuals want to continue with their studies and obtain better jobs and thus achieve social mobility.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20348
Aparece nas coleções:MD - Educação Profissional Integrada a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_PROEJA_2012_IV_16.pdf630,64 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.