Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1859
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPagliarini, Marciano Mauro-
dc.date.accessioned2016-12-02T17:04:33Z-
dc.date.available2016-12-02T17:04:33Z-
dc.date.issued2016-09-21-
dc.identifier.citationPAGLIARINI, Marciano Mauro. Abordagem metodológica para o ensino de trigonometria por meio de material manipulável e registros de representação semiótica. 2016. [148] f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1859-
dc.description.abstractWith the intention to demystify the study about Trigonometry, it proposes to the bibliographic study of the appearance of the people who gave their contributions allowing to develop over the times. We also discuss here some ways to demonstrate trigonometric functions in different representations. In this sense is enhanced the theory of Raymond Duval, on semiotics registers representation, which became evident in the last two decades . Such fact is described an evidence that it is only possible the learning of mathematical object , when the student can visualize the process using different forms of representations. To facilitate the transit of a mathematical object , we have opted for the construction of a manipulable material. Both the students and teachers started to make calculations and demonstrate the different ratios between geometric shapes and trigonometric that were only known to some as algebraically. In order to get the teacher´s opinion about the use of manipulable material to make easy the information about mathematical object, a workshop was developed . It has shown that they can see different functions in different ways and were assisted in the construction and instruction of this manipulable material. With the data collected from this workshop participants , the researcher decided to test the effectiveness of this methodology , applying a similar workshop to the students of the second year of high school, getting good results.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectSemiótica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectTrigonometriapt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectSemiotics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectTeaching - Methodologypt_BR
dc.subjectTrigonometrypt_BR
dc.titleAbordagem metodológica para o ensino de trigonometria por meio de material manipulável e registros de representação semióticapt_BR
dc.title.alternativeMethodology abording to the trigonometry teaching throw the manipulated material and semiotic representatinon registerspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoCom o intuito de desmistificar o estudo de Trigonometria, propõe-se fazer o estudo bibliográfico do seu surgimento e dos povos que deram suas contribuições, permitindo que ela se desenvolvesse ao longo do tempo. Aborda-se aqui algumas das formas de apresentar funções trigonométricas sob diferentes representações. Nesse sentido, ´e discutida a teoria de Raymond Duval, sobre os Registros de Representação Semiótica, que passaram a ser evidenciados nas duas últimas décadas. Tal fato é descrito a fim de evidenciar que o aprendizado de um objeto matemáticos só é possível quando o educando consegue visualizar o trânsito da informação matemática entre formas diferentes de representação. Para facilitar o transito de um objeto matemático entre as diferentes formas de representação, optou-se pela construção do material manipulável. Com o objetivo de obter a opinião de docentes referente a utilização do mesmo como ferramenta facilitadora do trânsito de informações de um objeto matemático, foi elaborada uma oficina. Nela demonstra-se que podemos visualizar diferentes relações trigonométricas de formas diferentes. Os envolvidos foram auxiliados na construção e instrução de uso do material manipulável. Com os dados coletados junto aos participantes dessa oficina, o pesquisador buscou testar a eficácia dessa metodologia de trabalho aplicando oficina semelhante a alunos de segundo ano do Ensino Médio, obtendo bons resultados. Os resultados da pesquisa apontaram que, tanto docentes como discentes passaram a fazer cálculos e evidenciar relações trigonométricas na forma geométrica que, até então, eram conhecidas por alguns deles somente de forma algébrica.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5783266431929568pt_BR
dc.contributor.advisor1Sobrado Suárez, Fredy Maglorio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8409117602121422pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Colombo, Janecler Aparecida Amorin-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0135797199918609pt_BR
dc.contributor.referee1Sobrado Suárez, Fredy Maglorio-
dc.contributor.referee2Petry, Vitor José-
dc.contributor.referee3Nascimento, Moisés Aparecido do-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:PB - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_PROFMAT_M_Pagliarini, Marciano Mauro_2016.pdf11,26 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.