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Título: Diagnóstico ambiental no distrito de Cachoeira, no município de Candói (PR), realizado com estudantes do ensino médio
Título(s) alternativo(s): Environmental diagnosis in Cachoeira, in the municipality of Candói (PR), performed with secondary students
Autor(es): Grittem, Silvana
Orientador(es): Teixeira, Edival Sebastião
Palavras-chave: Educação ambiental
Conservação da natureza
Meio ambiente - Avaliação
Environmental education
Nature conservation
Environment - Evaluation
Data do documento: 25-Out-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: GRITTEM, Silvana. Diagnóstico ambiental no distrito de Cachoeira, no município de Candói (PR), realizado com estudantes do ensino médio. 2016. 110 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2016.
Resumo: A presente dissertação teve como objetivo realizar um diagnóstico ambiental com base nas percepções ambientais de estudantes do Ensino Médio do Colégio Estadual do Campo de Cachoeira, localizado no município de Candói, no Estado do Paraná. Neste estudo buscou-se a aproximação entre a percepção ambiental e a Educação Ambiental, ao considerar a necessidade de diagnósticos participativos e em sintonia com a realidade vivenciada pelos participantes da pesquisa. A pesquisa possibilitou incorporar as potencialidades ambientais do distrito de Cachoeira neste diagnóstico e vislumbrar outras dimensões relacionadas às percepções ambientais dos estudantes, tais como a estética, a apreciação da natureza, o respeito e também o envolvimento diante das problemáticas socioambientais, em especial da água no contexto local. Para entender a lógica das relações que os participantes da pesquisa estabelecem com o seu espaço de vida foi realizado um levantamento da história do município de Candói. Também foram investigados dados sobre a população e sobre a geografia do município, essas informações foram importantes para embasar o diagnóstico realizado. A coleta de dados foi efetuada em duas etapas. Primeiramente utilizou-se a aplicação de questionário semiestruturado, que abordou questões voltadas à percepção do meio ambiente e sobre a qualidade, uso e gerenciamento da água. Na segunda etapa da coleta de dados foi utilizada a técnica de grupos focais, que permite a compreensão dos processos de construção da realidade vivenciada por um grupo social, suas práticas cotidianas, atitudes e comportamentos relevantes para o estudo. Dessa forma, a análise dos dados possibilitou conhecer as relações que os envolvidos neste estudo estabelecem com o seu espaço de vida, reveladas por meio de percepções, significações e experiências. Os resultados evidenciaram que os participantes da pesquisa possuem um elo afetivo com a natureza local, contudo, demonstram preocupações relevantes com a situação do meio ambiente, sobretudo das águas do lugar onde vivem, ao perceberem as relações entre os fenômenos sociais e a problemática vinculada à água. Dessa forma, revelaram possuir compreensão sobre a importância e conservação da água, adotando práticas sociais responsáveis e em consonância com a Educação Ambiental. Dentre os problemas socioambientais levantados, destaca-se a poluição do solo e dos corpos d´água pela intensa utilização de agroquímicos, o destino incorreto de efluentes de esgotos, a falta de mata ciliar nos rios e a falta de proteção das nascentes. Os resultados também apontam para a possibilidade da realização de futuros estudos que podem ser direcionados às questões educacionais, ambientais, gestão dos recursos hídricos, planejamento e desenvolvimento regionais. Infere-se assim, que a Educação Ambiental, apoiada pela percepção ambiental e pelo diagnóstico ambiental, pode configurar um importante subsídio para o enfrentamento da crise socioambiental contemporânea.
Abstract: The present dissertation aimed to carry out an environmental diagnosis based on environmental perceptions of secondary students of the rural college state of Cachoeira, located in the municipality of Candói, in Paraná State, Brazil. In this study we aimed to the rapprochement between the environmental perception and Environmental Education, to consider the needs of participatory diagnosis and in tune with the reality experienced by study participants. The survey allowed incorporate the potential environmental impact of the province of waterfall and a glimpse of other dimensions related to the perceptions of students, such as the aesthetics, the appreciation of nature, respect and also the involvement in the face of environmental issues, in particular the water in the local context. To understand the logic of relations that the research participants establish with your living space was conducted a survey of the history of the municipality of Candói. Were also investigated data on the population and the geography of the city. This information was important to support the diagnosis made. The data collection was done in two steps. First, we used the implementation of structured questionnaire, which dealt with issues related to perception of the environment and on the quality, use and management of water. n the second stage of data collection was used the technique of focus groups, which allows the understanding of the processes of construction of the reality experienced by a social group, their daily practices, attitudes and behaviors that are relevant to the study. Thus, the data analysis allowed to know the relations that those involved in this study establish with your life, revealed by means of perceptions, meanings and experiences. The results showed that the research participants have a link with affective local nature, however, demonstrate significant concerns with the state of the environment, particularly in the waters of the place where they live, to understand the relationships between social phenomena and the problems linked to water. In this way, proved to have an understanding of the importance and conservation of water, adopting social practices are responsible and in line with environmental education. Among the environmental problems raised, what stands out is the pollution of soil and water bodies by the intense use of agrochemicals, the fate of sewage effluents, the lack of riparian vegetation in rivers and the lack of protection of springs. The results also point to the possibility of further studies that may be directed to educational issues, environmental, management of water resources, planning and regional development. It is inferred that the Environmental Education, supported by the environmental perception and environmental diagnostics, you can set up an important support for coping of socioenvironmental crisis today.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1822
Aparece nas coleções:PB - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional

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