Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16669
Título: Determinação de bisfenol A em água mineral armazenado em garrafões de policarbonato
Título(s) alternativo(s): Determination of bisphenol A in mineral water stored in polycarbonate bottles
Autor(es): Teleginski, Larissa
Orientador(es): Ribeiro, Maria Carolina de Oliveira
Palavras-chave: Águas minerais
Plásticos nas embalagens
Alimentos - Contaminação
Mineral waters
Plastics in packaging
Food contamination
Data do documento: 5-Dez-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: TELEGINSKI, Larissa. Determinação de bisfenol A em água mineral armazenado em garrafões de policarbonato. 2016. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2016.
Resumo: O Bisfenol A é um monômero utilizado na fabricação de plásticos como o policarbonato e em resinas epóxi. Esse composto é considerado como desruptor endócrino que atua no sistema hormonal causando danos ao seu funcionamento, agem também com ação estrogênica, aumentando a proliferação de células do cancêr de mama e de prostata. Utilizando-se como técnica de detecção do composto a Cromatografia Líquida de alta Eficiência (HPLC), desenvolveu-se o método de análise para a detecção do bisfenol A (BFA) presente neste trabalho. O limite de detecção estabelecido para as análises foi de 0,1mg/L. As amostras analisadas foram coletadas de um único garrafão de água mineral, em um intervalo de oitenta dias. Com amostras submetidas ao processo de extração do bisfenol A encontrou-se concentrações do composto que variam na faixa de 0,1 mg/L a 32,82 mg/L, encontrando-se assim, acima do limite permitido pela legislação que é de 0,6 mg/L. Com a medodologia foi possivel verificar que o bisfenol A pode migrar de embalagens de garrafões de água mineral em grandes concentrações de acordo com o tempo de armazenagem no produto no recipiente.
Abstract: Bisphenol A it is a monomer used in manufacturing of plastics such as polycarbonate and epoxy resins. This compound is considered as endocrine disruptor that acts on the hormonal system, causing damage to its functioning. It also has an estrogenic action, increasing the proliferation of breast and prostate cancer cells. The analytical method applied was developed by using a high efficiency liquid chromatography (HPLC) technique. The Limit of quantification established the analysis of were 0,1 mg/L. The analyzed samples were collected from a single carboy of mineral water at in an interval of eighty days. In samples submitted to the bisphenol A extraction process, the concentrations of the compound varied within the range of 0,1 mg/L to 32,82 mg/L, thus, being above the legal limits that is 0,6 mg/L. It has been found that BPA can migrate from bottled of mineral water, depending on to the shelf life of the packed product.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16669
Aparece nas coleções:PG - Tecnologia em Alimentos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_COALM_2016_2_13.pdf579,47 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.