Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16607
Título: O jogo desembaralhando a sexualidade como mediador no ensino de ciências
Título(s) alternativo(s): The game unbinding sexuality as a mediator in science teaching
Autor(es): Costa, Evelize Bordinhão
Custódio, Gilvane
Orientador(es): Tureck, Luciane Viater
Palavras-chave: Educação sexual
Jogos educativos
Ciência - Estudo e ensino
Sex instruction
Educational games
Science - Study and teaching
Data do documento: 2-Jul-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: COSTA, Evelize Bordinhão; CUSTÓDIO, Gilvane. O jogo desembaralhando a sexualidade como mediador no ensino de ciências. 2018. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018.
Resumo: O trabalho com o tema sexualidade em sala de aula é de extrema importância tendo em vista o impacto que possui em diversos aspectos da vida de todos. O conhecimento sobre as mudanças físicas da adolescência, os riscos e os prazeres associados a uma relação saudável com a sexualidade permite que os adolescentes se desenvolvam com maior segurança, cientes de que medidas simples e acessíveis de proteção possuem um grande impacto nas suas vidas. Nesse sentido, algumas barreiras ainda parecem dificultar o aprendizado dos alunos, como a falta de material didático por exemplo. Sendo observadas essas questões, o objetivo desse trabalho é avaliar as contribuições de um jogo didático como ferramenta mediadora lúdica para o ensino e aprendizagem dos conteúdos sobre sexualidade nos anos finais do ensino fundamental. Entre os assuntos trabalhados estão: a adolescência, órgãos dos sistemas genitais, processos fisiológicos associados a reprodução, doenças sexualmente transmissíveis, métodos de proteção, discussões sobre gênero e diversidade. Os dados foram coletados por meio de questionários respondidos pelos professores de ciências e aos alunos, e também por observações durante a aplicação do jogo. Sendo o jogo aplicado a alunos do 8° ano do ensino fundamental do Colégio Estadual General Osório na cidade de Ponta Grossa, no ano de 2018. Foi possível identificar que após o jogo o percentual de acerto aumentou para 29 das 37 questões, 3 mantiveram o mesmo percentual de acerto, e 5 tiveram seu percentual de acerto diminuído. Foi possível concluir que o jogo Desembaralhando Sexualidade promoveu a interação, troca de conhecimentos e informações entre os alunos, favorecendo uma aprendizagem mais dinâmica e eficaz.
Abstract: The work with the topic sexuality in the classroom is extremely important considering the impact it has on different aspects of everyone's life. Knowledge about the physical changes of adolescence, risks and pleasures associated with a healthy relationship with sexuality allows teens to develop more safely, aware that simple and affordable measures of protection have a major impact on their lives. In this sense, some barriers still seem to hamper student learning, such as lack of teaching materials for example. Given these issues, the objective of this study is to evaluate the contributions of a didactic game as a playful mediating tool for the teaching and learning of sexuality content in the final years of elementary school. Among the subjects studied are: ado-lescence, organs of the genital systems, physiological processes associated with re-production, diseases sexually transmitted diseases, methods of protection, discus-sions on gender and diversity. The data were collected through questionnaires an-swered by science teachers and students, as well as observations during the applica-tion about the game. The game was applied to 8th grade students of the General Osó-rio State College in the city of Ponta Grossa in the year 2018. It was possible to identify that after the game the percentage of accuracy increased to 29 of the 37 questions, 3 maintained the same hit percentage, and 5 had their hit percentage decreased. It was possible to conclude that the game Unpacking Sexuality promoted the interaction, ex-change of knowledge and information among the students, favoring a more dynamic and effective learning.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16607
Aparece nas coleções:PG - Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_COLIC_2018_1_03.pdf857,2 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons