Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1648
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorChudzik, Gilberto-
dc.date.accessioned2016-09-29T14:41:21Z-
dc.date.available2016-09-29T14:41:21Z-
dc.date.issued2015-07-06-
dc.identifier.citationCHUDZIK, Gilberto. Educação na era do hipertexto: uma experiência diferenciada na biologia. 2015. 112 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1648-
dc.descriptionAcompanha: Sequência didática: trabalhando o conceito e as características dos fungos: pesquisa de campo para identificação dos fungospt_BR
dc.description.abstractThis research aims to investigate to what extent the use of hypertext smartphones (smartphone), following a teaching unit that involves concepts of fungi can contribute to learning in teaching Biology. The study was conducted twenty-three students of the 4th year of the integrated technical course, average level in 2014. The survey found that teaching with the help of smartphone increased student interest for the content, it allowed access to the concepts in a more attractive, with more illustrations, promoting greater interaction in the group and improving the understanding of the concepts. In the evaluation of learning with the use of hypertext in the cell, the students showed 77.8% accuracy in the evaluated issues, while in similar evaluation without the use of hypertext reached 60% accuracy. Although the results indicate that the proposed hypertext was positive, it is believed that the concurrent use of different learning objects (graphic, animation, simulation, audio, video, etc.) would help increase the construction of knowledge by students, particularly when the school has no laboratory, for the simulation of the experiment would be a convenient feature.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectSistemas hipertextopt_BR
dc.subjectSmartphonespt_BR
dc.subjectBiologia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectHypertext systemspt_BR
dc.subjectBiology - Study and teachingpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.titleEducação na era do hipertexto: uma experiência diferenciada na biologiapt_BR
dc.title.alternativeEducation in the age of hypertext: a differentiated experience in biologypt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo investigar em que medida o uso de hipertexto em smartphones (celular inteligente), seguindo uma unidade didática que envolve conceitos sobre Fungos poderá contribuir para a aprendizagem no ensino de Biologia. O estudo foi realizado com vinte e três alunos do 4º ano do curso técnico integrado, nível médio, em 2014. A pesquisa constatou que ensinar com ajuda do celular inteligente aumentou o interesse dos alunos pelo conteúdo, pois permitiu o acesso aos conceitos de forma mais atraente, com maior número de ilustrações, promovendo maior interação no grupo e melhorando a compreensão dos conceitos. Na avaliação da aprendizagem com o uso de hipertexto no celular, os alunos apresentaram 77,8% de acertos nas questões avaliadas, enquanto em avaliação similar sem o uso do hipertexto atingiram 60% de acertos. Apesar dos resultados indicarem que a proposta do hipertexto foi positiva, acredita-se que o uso concomitante de objetos de aprendizagem diferenciados (gráfico, animação, simulação, áudio, vídeo, entre outros) auxiliaria o aumento da construção de conhecimento pelos alunos, principalmente quando a escola não dispõe de laboratório, pois a simulação do experimento seria um recurso conveniente.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0592369539007192pt_BR
dc.contributor.advisor1Zara, Kátya Regina de Freitas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6183072556674794pt_BR
dc.contributor.referee1Freitas, Kátia Regina de-
dc.contributor.referee2Pires, Magna Natalia Marin-
dc.contributor.referee3Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Naturezapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_PPGEN_M_Chudzik, Gilberto_2015.pdf16,64 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
LD_PPGEN_M_Chudzik, Gilberto_2015_1.pdf2,46 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.