Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16418
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVieira, Luis Felipe
dc.creatorSilva, Vinicius Costa da
dc.date.accessioned2020-11-19T19:57:28Z-
dc.date.available2020-11-19T19:57:28Z-
dc.date.issued2018-06-25
dc.identifier.citationVIEIRA, Luis Felipe; SILVA, Vinicius Costa da. Melhoria de rotinas da manutenção a partir do acompanhamento de indicadores de confiabilidade. 2018. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16418-
dc.description.abstractMaintenance reliability has become increasingly important for increasing the efficiency of equipment and, consequently, for production, since it allows analyzing the worst equipment and then taking corrective, preventive and predictive actions to avoid future failures. Important reliability indicators are MTBF( Mean Time between Failures), MTTR (Mean Time to Repair) and Flaw Rate, which measures the rate of equipment breakdown through predictive maintenance. This work has the objective of developing improvements for monitoring this indicators. In order to perform this work, a PDCA cycle was applied, then the worst MTBF and MTTR analyzes were created, as well as a predictive maintenance manager, related to Failure Rate, which encompasses all variables of the indicator. Through the analyzes, it was possible to improve the indicators, with MTBF rising from an annual average of 314.4 to 404.7 minutes, and MTTR from 21.3 to 20.7 minutes. If only the application period of the project is analyzed, between July and December 2017, the results are even better, with MTBF averaging 494.9 minutes and MTTR of 20 minutes. In addition, it was possible to obtain a reduction of R$ 651,377.50 in costs, comparing the first and the second half, already with the project implementation. For the Flaw Rate, after the creation of the manager, there was a reduction of 3.41% to 3.21% in the annual average, complete elimination of backward orders in the system and also a reduction from 13 repeated failures in June to only 1 in December.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMáquinas - Manutenção e reparospt_BR
dc.subjectControle de processopt_BR
dc.subjectConfiabilidade (Engenharia)pt_BR
dc.subjectEficiência industrialpt_BR
dc.subjectMachinery - Maintenance and repairpt_BR
dc.subjectProcess controlpt_BR
dc.subjectReliability (Engineering)pt_BR
dc.subjectEfficiency, Industrialpt_BR
dc.titleMelhoria de rotinas da manutenção a partir do acompanhamento de indicadores de confiabilidadept_BR
dc.title.alternativeImprovement of maintenance routines by reliability indicators trackingpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA confiabilidade de manutenção tem se tornado cada vez mais importante para o aumento da eficiência de equipamentos e, consequentemente, da produção, pois permite analisar os piores equipamentos e então tomar ações corretivas, preventivas e preditivas para evitar quebras futuras. Importantes indicadores de confiabilidade são MTBF (Tempo médio entre Falhas), MTTR (Tempo Médio para Reparo) e Taxa de Falha, que mede a taxa de quebra de equipamentos através da manutenção preditiva. Este trabalho tem por objetivo de desenvolver Melhorias na forma como estes indicadores são acompanhados. Para a realização deste trabalho, foi aplicado um ciclo PDCA, então criou-se análises de piores equipamentos para MTBF e MTTR, e um gerenciador de manutenção preditiva, relacionada a Taxa de Falha, que engloba todas as variáveis do indicador. Através das análises, foi possível ter uma melhoria nos indicadores, com o MTBF saindo de uma média anual de 314,4 para 404,7 minutos, e o MTTR de 21,3 para 20,7 minutos. Se analisado apenas o período de aplicação do projeto, entre julho e dezembro de 2017, os resultados são ainda melhores, com o MTBF atingindo uma média de 494,9 minutos e MTTR de 20 minutos. Além disso, foi possível obter uma redução de R$ 651.377,50 em custo de linha parada, se comparados o primeiro semestre do ano e o segundo semestre, já com a aplicação do projeto. Para a Taxa de Falha, após a criação do gerenciador, houve uma redução de 3,41% para 3,21% na média anual, eliminação completa de ordens atrasadas no sistema e também uma redução de 13 falhas reincidentes em junho para apenas 1 em dezembro.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Nelson Ari Canabarro de
dc.contributor.referee1Oliveira, Nelson Ari Canabarro de
dc.contributor.referee2Bueno, Ana Maria
dc.contributor.referee3Celini Júnior, Marcos Rogério
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Mecânicapt_BR
dc.publisher.programEngenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
Aparece nas coleções:PG - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_DAMEC_2018_1_13.pdf1,59 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.