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Título: Modelagem matemática de um sistema pneumático de posicionamento
Título(s) alternativo(s): Mathematical modeling of a pneumatic positioning system
Autor(es): Ribeiro, Kevin Mauricio Menon
Orientador(es): Cruz, Felipe Barreto Campelo
Palavras-chave: Válvulas de controle pneumático
Modelos matemáticos
Pneumática
Pneumatic control valves
Mathematical models
Pneumatics
Data do documento: 18-Fev-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: RIBEIRO, Kevin Mauricio Menon. Modelagem matemática de um sistema pneumático de posicionamento. 2014. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2014.
Resumo: Os sistemas pneumáticos de posicionamento são sistemas relativamente leves, limpos, baratos e que possuem uma boa relação entre peso e potência, o que facilita seu emprego nas mais diversas aplicações. Entretanto, as não linearidades inerentes a este tipo de sistema são características que dificultam sua aplicação. Devido a isto, este tipo de sistema tem sido alvo de diversos pesquisadores. Em geral, observa-se na literatura que existe um ponto pouco explorado no que tange à modelagem matemática deste tipo de sistema. Este ponto diz respeito ao comportamento dinâmico da válvula empregada que, na grande maioria dos casos, costuma ser negligenciado sob a alegação de que sua dinâmica é mais elevada que a do restante do sistema. Frente a esta alegação, pretende-se, neste trabalho, desenvolver um modelo matemático representativo de um sistema pneumático de posicionamento que leve em consideração o comportamento dinâmico de uma válvula direcional proporcional reguladora de vazão empregada para seu acionamento, para que se constate a relevância de sua consideração no modelo global representativo do sistema. A análise teórica que permite a formulação do modelo matemático é fundamentada nos conceitos de mecânica dos fluidos e nas leis de conservação de massa e energia.
Abstract: Pneumatic positioning systems are relatively light, clean and cheap presenting a good relationship between weight and power. These features make this kind of system a good choice of actuating for most applications. It appears, however, that the nonlinearities inherent to these systems are factors that complicate there application, turning them into subject of research for different authors. In this context, it is observed that there is a point less explored then other ones, related to the mathematical modeling of the dynamics of the adopted control valve. Several authors neglect this dynamic behavior by considering it is very high compared to the rest of the systems dynamics. Related to this claim, it is intended, in this paper, to develop a mathematical model representative of a pneumatic positioning system including the dynamic behavior of a proportional directional control valve to establish its real relevance in the global model of the pneumatic positioning system. The theoretical analysis that allows the formulation of the mathematical model is based on the concepts of fluid mechanics and on the laws of conservation of mass and energy.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16401
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