Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16236
Título: Desenvolvimento de um plano de manutenção preventiva para um sistema eletrônico de extinção de faíscas em uma indústria de beneficiamento de madeira
Título(s) alternativo(s): Development of a preventive maintenance plan for an electronic system of spark extinction in an industry of exploitation timbered
Autor(es): França, Lucas Gonçalves de Oliveira
Orientador(es): Casaro, Marcio Mendes
Palavras-chave: Indústria madeireira
Prevenção de incêndios
Manutenção
Confiabilidade
Forest products industry
Fire prevention
Maintenance
Reliability
Data do documento: 8-Jun-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: FRANÇA, Lucas Gonçalves de Oliveira. Desenvolvimento de um plano de manutenção preventiva para um sistema eletrônico de extinção de faíscas em uma indústria de beneficiamento de madeira. 2017. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2017.
Resumo: A manutenção é um dos setores em crescimento no ambiente industrial. Com esse crescimento, dá-se muita importância para a Manutenção Preventiva que é aquela que visa às ações antes da quebra de uma máquina. A quebra produz tempos de parada de produção, o que é totalmente inviável no ambiente competitivo das indústrias no cenário atual. Equipamentos que afetam diretamente a segurança ambiental também são considerados como os críticos nesse cenário. Sendo assim, esse trabalho apresenta o desenvolvimento de um plano de manutenção preventiva para um sistema eletrônico de extinção de faíscas em uma indústria de beneficiamento de madeira. Este sistema eletrônico atua indiretamente nas linhas de produção, pois, protegem os silos e exaustores ligados as linhas de produção. Aplica-se a metodologia da Manutenção Centrada na Confiabilidade para o desenvolvimento desse trabalho, aliada a outras ferramentas como indicadores de manutenção e uma equação para o cálculo dos tempos de manutenção preventiva.
Abstract: Maintenance has been one industrial department with great increase over time. This fact gives a new look to Preventive Maintenance, which is what to do before the machine breaks. This breaks produces times without production, what is completely unviable inside competitive environment of industries currently. Equipment that affects the ambient security are also considered critical in this case. Therefore, this work presents a development of a preventive maintenance plan to a spark extinction electronic system inside a wood processing industry. The equipment acts straight on production lines, protecting containers and exhaust fans of these lines against fire and explosions. Over the development of this work, it was applied the methodology of Maintenance Centered in Reliability, allied to other tools like maintenance indicators and an equation to calculate the preventive maintenance times.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16236
Aparece nas coleções:PG - Engenharia Eletrônica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_COELE_2017_1_09.pdf1,33 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.