Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16077
Título: Identificação de melhorias de um produto por meio da economia circular e do design for excellence: um estudo de caso em uma montadora no Paraná
Título(s) alternativo(s): Identification of product improvement through circular economy and design for excellence: a case study at a vehicle in Parana
Autor(es): Brito, Anna Carolina Nascimento de
Orientador(es): Puglieri, Fabio Neves
Palavras-chave: Desenvolvimento econômico - Aspectos ambientais
Motores - Fabricação
Ciclo de vida do produto
Economic development - Environmental aspects
Motors - Construction
Ciclo de vida do produto
Data do documento: 30-Mai-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: BRITO, Anna Carolina Nascimento de. Identificação de melhorias de um produto por meio da economia circular e do design for excellence: um estudo de caso em uma montadora no Paraná. 2019. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2019.
Resumo: A economia circular é um princípio que surge para substituir o modelo econômico linear de produção, tendo por objetivo a reutilização de todos ou quase todos os componentes utilizados para a fabricação de um produto. É um modo diferente de produzir e consumir um produto, com uma perspectiva de ciclo de vida. Pode ser considerada uma maneira de reduzir os potenciais impactos do homem ao meio-ambiente, uma vez que o descarte de resíduos ao meio é mínimo, pois estes são utilizados como insumos para que novos produtos sejam produzidos. Assim, com os benefícios trazidos por esse modelo, o objetivo deste trabalho é identificar oportunidades de economia circular em uma linha de montagem de motores do setor automotivo a partir de abordagens de design for excellence (DfX). Para isto, foram selecionados alguns deles através de uma revisão sistemática da literatura sobre economia circular e design for excellence, além da realização de um estudo de caso sobre uma parte específica da produção de motores em uma indústria automotiva. Como resultado, foi elaborada uma lista de ações relacionadas a cada DfX dentro da estrutura Resolve, para o aumento de circularidade do motor da empresa estudada. Esses resultados permitiram identificar oportunidades de melhorias a serem aplicadas no processo corrente e de remanufatura da linha de motores com a finalidade de aumentar o ciclo de vida e facilitar o seu pós vida, para que o mesmo produto possa retornar ao ciclo como um novo.
Abstract: Circular economy is a principle that aims to replace the linear model of production, aiming at the reuse of all the components used to manufacture a product. It is a different way of producing and consuming a product, with a perspective from life cycle. Could be considered as a way to reduce the potential impacts of man on the environment, since the waste disposal is minimal, because it’s used as inputs for new products to be produced. Than, with all the benefits brought by this model, the focus of this paper is to identify opportunities for circular economy in an assembly line of engines of the automotive sector from approaches of design for excellence (DfX). For this, some of them were selected through a systematic review of the literature on circular economy and design for excellence, in addition to conducting a case study on a specific part of engine production in an automotive industry. As a result, a list of actions related to each DfX inside Resolve’s structure was elaborated, to increase the circularity of the engine of the company studied. These results allowed to identify opportunities for improvements to be applied in the current process and for the remanufacturing of the line of engines with the purpose of increasing the life cycle and facilitating its afterlife, so that the same product can return to the cycle as a new one.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16077
Aparece nas coleções:PG - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_DAENP_2019_1_4.pdf
  Disponível a partir de 5000-01-01
1,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.