Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16067
Título: Análise de viabilidade da produção e venda de cervejas sem glúten
Título(s) alternativo(s): Análisis de viabilidad de producción y venta de cervejas sin glúten
Autor(es): Leuzenski, Lincon
Orientador(es): Braghini Junior, Aldo
Palavras-chave: Cerveja
Alimentos sem gluten
Doença celíaca
Beer
Gluten-free foods
Celiac disease
Data do documento: 28-Jun-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: LEUZENSKI, Lincon. Análise de viabilidade da produção e venda de cervejas sem glúten. 2019. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2019.
Resumo: Com o aumento no número de celíacos, que são pessoas intolerantes ao glúten de maneira permanente e de pessoas adeptas de dietas isentas de glúten, notasse que existe um desfalque de produtos para esse público no mercado, sendo um desses produtos a cerveja, por apresentar malte de cevada em sua composição, tornando então esse produto restrito aos intolerantes. O objetivo do presente trabalho foi apresentar um estudo de viabilidade técnica e econômica da cerveja sem glúten, por meio de análises de mercado, análises de rentabilidade e análise técnica. Através de pesquisas bibliográficas e de campo foram encontradas deficiências e espaços para se estar conquistando uma fatia do mercado cervejeiro, com uma cerveja livre de glúten, isso pela existência da viabilidade técnica, mostrando-se assim viável economicamente.
Abstract: Con el aumento en el número de celíacos, que son personas intolerantes al gluten de manera permanente y de personas adeptas de dietas exentas de gluten, observa que existe una desfalco de productos para ese público en el mercado, siendo uno de esos productos la cerveza, por presentar malta de cebada en su composición, haciendo entonces ese producto restringido a los intolerantes. El objetivo del presente trabajo fue presentar un estudio de viabilidad técnica y económica de la cerveza sin gluten, por medio de análisis de mercado, análisis de rentabilidad y análisis técnico. A través de investigaciones bibliográficas y de campo se encontraron deficiencias y espacios para estar conquistando una parte del mercado cervecero, con una cerveza libre de gluten, por la existencia de la viabilidad técnica, mostrándose así viable económicamente.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16067
Aparece nas coleções:PG - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_DAENP_2019_1_12.pdf819,34 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.