Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16025
Título: Identificação de oportunidades de melhoria ambiental em um produto do setor automobilístico por meio da aplicação de um QFD para ecodesign
Título(s) alternativo(s): Identification of product improvement opportunities by applying a QFD for ecodesign
Autor(es): Rodrigues, Izabella Morré
Diegoli Netto, Octavio
Orientador(es): Puglieri, Fabio Neves
Palavras-chave: Ecodesign
Impacto ambiental
Resíduos perigosos - Aspectos ambientais
Sustainable design
Environmental impact statements
Hazardous wastes - Environmental aspects
Data do documento: 18-Jun-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: RODRIGUES, Izabella Morré.; DIEGOLI NETTO, Octavio. Identificação de oportunidades de melhoria ambiental em um produto do setor automobilístico por meio da aplicação de um QFD para ecodesign. 2018. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018.
Resumo: Os produtos são fundamentais para a sociedade, porém representam uma grande parte da geração de resíduos e impactos durante todo o ciclo de vida, além da utilização de recursos naturais em sua produção. O ecodesign atua como uma abordagem proativa em relação a questões ambientais no desenvolvimento de produtos, de forma a minimizar os impactos ambientais no ciclo de vida do produto sem que as características e desempenho do produto sejam alterados. Este trabalho tem como o objetivo identificação de melhorias no produto através da aplicação de um QFD para ecodesign no desenvolvimento de um produto crítico para a indústria automobilística. Para isso, foi conduzida uma pesquisa bibliográfica sistemática para o conhecimento de métodos de QFDs ambientais e foi realizada a seleção de um método que apresenta uma boa aplicabilidade para então, ser realizada a aplicação prática no desenvolvimento de produto. Como resultado, foram identificadas oportunidades de melhorias ambientais no produto, tais como substituições de material e melhoria no processo de transporte.
Abstract: Products are essential for society, however represent a large part of the generation of waste and impacts throughout the life cycle, beyond the use of natural resources during the production. Ecodesign acts as a proactive approach to environmental issues in product development in order to minimize environmental impact on the product life cycle without changing the main features and product performance. This paper’s purpose is product improvements identification through the application of a QFD for ecodesign in the development of a critical product in the automobile industry. For this, a systematic bibliographical research was fulfilled for the knowledge of environmental QFDs methods and also selecting one of which has a good applicability and then a practical application in the product development was done. As a result, were identified environmental and operation improvement opportunities in the product as switching materials and transportation improvements.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16025
Aparece nas coleções:PG - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_DAENP_2018_1_06.pdf966,66 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.