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Título: Implementação e análise de mecanismos de negociação em um sistema multiagente aplicado a alocação de vagas em um estacionamento inteligente
Título(s) alternativo(s): Implementação and analysis of negotiation mechanisms in multy-agent systems applied to spots allocation in smart parkings
Autor(es): Marini Filho, Angelo Bittencourt
Orientador(es): Borges, André Pinz
Palavras-chave: Negociação
Estacionamento de automóveis
Sistemas de controle inteligente
Negotiation
Automobile parking
Intelligent control systems
Data do documento: 4-Jun-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: MARINI FILHO, Angelo Bittencourt . Implementação e análise de mecanismos de negociação em um sistema multiagente aplicado a alocação de vagas em um estacionamento inteligente. 2018. 102 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciência da Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018.
Resumo: Em busca de soluções para os problemas gerados por trânsito parado nas grandes cidades, projetos inovadores desenvolvem estacionamentos inteligentes com o objetivo de economizar o tempo de motoristas e liberar vias movimentadas, por meio da automatização da procura e alocação de vagas. O projeto MAPS pesquisa possíveis soluções, utilizando a abordagem de sistemas multiagentes para criação de um estacionamento que automatize a alocação de vagas à motoristas. Até o momento o MAPS resolve o problema da alocação para as vagas com uma modelagem do estacionamento utilizando agentes que representam os motoristas e o gerenciador do sistema. No desenvolvimento deste trabalho implementou-se mecanismos de negociação utilizados em sistemas multiagentes para encontrar soluções em relação a alocação de vagas no smart parking. Foram implementados utilizando o framework JaCaMo três mecanismos de negociação (leilão inglês, leilão holandês e o Contract Net Protocol), e construídos cenários de teste para a análise do tempo, troca de mensagens e o custo aos motoristas que cada mecanismo de negociação apresentou como resultados. Com a análise dessas abordagens observou-se que cada mecanismo apresenta melhores resultados em diferentes cenários, sendo assim necessário a implementação de um mecanismo de negociação híbrido o qual otimize o processo de alocação do recurso.
Abstract: Searching for solutions to problems related to slow traffic, innovative projects develop smart parkings willing to save drivers time and free the traffic in busy streets. MAPS project looks for solutions to these problems by the approach of multi-agent systems to create a smart parking that automates the allocation of car spots to drivers. To date, MAPS has solved the problem of spots allocation by modeling agents that represents drivers and the system manager. The development of this work implemented multi-agent system negotiation mechanisms to find solutions related to car spots allocation for smart parking. Three negotiation mechanisms (English auction, Dutch auction and Contract Net Protocol) were implemented using the JaCaMo framework, and test scenarios were constructed for the analysis of time, message exchange and the cost to the drivers that each negotiation mechanism presented as results. With the analysis of these approaches, it was observed that each mechanism presents better results in different scenarios, so it is necessary to implement a hybrid negotiation mechanism which optimizes the process of resource allocation.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15964
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