Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15950
Título: Manipulação de dados geográficos utilizando a biblioteca geotools
Título(s) alternativo(s): Geographic data manipulation using the geotools library
Autor(es): Kultzak, Luiz Henrique
Orientador(es): Almeida, Simone de
Palavras-chave: Banco de dados geográficos
Sistemas de informação geográfica
Geodatabases
Geographic information systems
Data do documento: 7-Nov-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: KULTZAK, Luiz Henrique. Manipulação de dados geográficos utilizando a biblioteca geotools. 2017. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciência da Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2017.
Resumo: Bancos de Dados Geográficos são estruturas de armazenamento que suportam a representação de dados espaciais em tabelas. O trabalho apresenta um estudo sobre as funcionalidades obtidas a partir da utilização de uma biblioteca de funções geográficas, o GeoTools, assim como o gerenciador de banco de dados geográfico, o PostGIS. O referencial teórico sintetiza as diferenças entre um banco de dados convencional e um banco de dados geográfico, e como funcionam as estruturas de armazenamento e manipulação de dados geográficos. O resultado obtido foi a implementação de um Sistema de Informação Geográfico capaz de prover a aquisição, manipulação e visualização de informações presentes em uma base de dados, assim como realizar a inserção de novos dados para seu armazenamento.
Abstract: Geographic Databases are storage structures that support the representation of geometric features in tables. This work aims to present a study about the functionalities obtained from the use of a library of geographic functions, GeoTools, together with a geographic database, the PostGIS. Theoretical reference synthesizes the differences between a conventional database and a geographic database, and how geographic data storage and manipulation structures work. The result obtained was the implementation of a Geographic Information System capable of providing the acquisition, manipulation and visualization of information present in a database, as well as performing the insertion of new data for storage.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15950
Aparece nas coleções:PG - Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_COCIC_2017_2_03.pdf1,63 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.