Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15931
Título: Linhas de produto de software: um estudo de caso para o desenvolvimento de um sistema de FAQ
Autor(es): Mendes, Renan Ramon Ramos
Orientador(es): Matos, Simone Nasser
Palavras-chave: Sistemas de consultas e respostas
Software - Desenvolvimento
Linguagem de programação (Computadores)
Question-answering systems
Computer software - Development
Programming languages (Electronic computers)
Data do documento: 26-Mai-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: MENDES, Renan Ramon Ramos. Linhas de produto de software: um estudo de caso para o desenvolvimento de um sistema de FAQ. 2015. 130 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2015.
Resumo: As Linhas de Produto de Software (LPS) surgiram como alternativa ao paradigma de desenvolvimento tradicional do software, impulsionadas principalmente por técnicas de reutilização de código. Nesta abordagem, os desenvolvedores preocupam-se em identificar similaridades e variabilidades de um domínio, para criar e manter um núcleo de software, que definirá a plataforma da linha. A partir do núcleo, é possível construir produtos com características diferentes, atendendo a requisitos específicos de cada cliente. Este trabalho aplicou um método de desenvolvimento baseado em Linhas de Produto de Software para modelagem e implementação de um sistema de FAQ (Perguntas Frequentes). Para isto, analisaram-se três produtos neste domínio: O Globo, Lojas Americanas e FAQ FrameMK, com o objetivo de determinar as características que fariam parte do núcleo e as que são específicas da aplicação. Para validar a linha foram criados projetos para cada produto analisado, porém o produto que teve seu desenvolvimento completo foi o FAQ FrameMK, o qual foi integrado ao framework de formação de preço de venda que está sendo desenvolvimento pelo Grupo de Pesquisa em Sistemas de Informação do Câmpus Ponta Grossa. O sistema FAQ proposto foi implementado em uma linguagem de programação web. São apresentados também os procedimentos de como usar e adicionar novos requisitos à linha.
Abstract: The Software Product Lines (LPS) arose as alternative to the traditional software development paradigm, driven primarily by code reuse techniques. In this approach, developers are concerned with identifying similarities and variabilities of a domain, to create and maintain a software core that will define the line platform. From the core, it is possible to build products with different features, catering to specific requirements of each client. This study applied a method of development based on Software Product Lines for modeling and implementing a FAQ System (Frequently Asked Questions). For this, analyzed three products in this domain: O Globo, Lojas Americanas and FAQ FrameMK, in order to determine the features that would be part of the core and those that are specific application. To validate the line, projects were created for each product analyzed; however the product that had its full development was the FAQ FrameMK, which was integrated into the framework of selling price formation being development by the Research Group in Information Systems campus Ponta Grossa. The proposed FAQ system was implemented in a web programming language. Also presents the procedures of using and adding new requirements to the line.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15931
Aparece nas coleções:PG - Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_COCIC_2015_1_09.pdf6,23 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.