Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15728
Título: Monitoramento de recalque
Título(s) alternativo(s): Monitoring settlement
Autor(es): Minozzo, Maiely
Orientador(es): Savaris, Gustavo
Palavras-chave: Recalque de estruturas
Fundações (Engenharia)
Solos
Settlement of structures
Foundations
Soils
Data do documento: 9-Jun-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Toledo
Citação: MINOZZO, Maiely. Monitoramento de recalque. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2016.
Resumo: Este trabalho consistiu em um estudo de caso de uma edificação com fundações em estacas do tipo hélice contínua em solo de argila siltosa localizado na cidade de Toledo - PR. O recalque foi monitorado durante os seis primeiros meses de construção através de nível ótico de precisão e escalas graduadas fixadas em cinco pilares de um mesmo alinhamento. Não houve constatação de recalques diferenciais durante as medições in loco, provavelmente devido à rigidez da estrutura imposta pelas vigas de equilíbrio na fundação e o bloco de coroamento. Porém, devido à inexistência de um bench-mark não é possível afirmar que não houve um deslocamento uniforme nesta fundação. O terreno não possuía investigação do subsolo, desta forma utilizou-se o ensaio de SPT de um terreno próximo à edificação (SP-01) e o ensaio de SPT utilizado pela construtora (SPT-03) para o dimensionamento da fundação para estimar a capacidade de carga e recalques dos elementos de fundação. A capacidade de carga foi avaliada pelo método de Aoki-Velloso e Decourt-Quaresma e mostrou-se inferior à carga de projeto para os dois solos analisados. Os recalques foram estimados a partir do método racional de recalque do solo e do método de Poulos e Davis (1980), havendo variações dos resultados entre os métodos. Concluiu-se que a sondagem utilizada pela construtora apresentou características geotécnicas mais eficientes, o que nos leva a crer que a fundação foi subdimensionada e pode apresentar danos com o decorrer do tempo.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15728
Aparece nas coleções:TD - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
monitoramentorecalque.pdf2,39 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.