Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15727
Título: Estudo numérico do coeficiente de majoração da carga vertical devido ao peso próprio de sapatas
Autor(es): Fiorentin, Maurício Ajala
Orientador(es): Savaris, Gustavo
Palavras-chave: Fundações (Engenharia)
Concreto armado
Deformações e tensões
Foundations
Reinforced concrete
Strains and stresses
Data do documento: 17-Jun-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Toledo
Citação: FIORENTIN, Maurício Ajala. Estudo numérico do coeficiente de majoração da carga vertical devido ao peso próprio de sapatas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2016.
Resumo: Durante o dimensionamento de sapatas rígidas ou qualquer outro elemento estrutural, faz-se necessário realizar um levantamento preciso dos parâmetros e cargas a serem utilizadas, no entanto, o peso próprio do elemento de concreto não é conhecido, gerando a necessidade de majorar a carga vertical aplicada através de um coeficiente que, segundo a literatura, pode variar entre 1,05 a 1,10. Neste sentido, esse trabalho realizou um estudo numérico de dimensionamento de sapatas rígidas para verificar a relação entre o peso do elemento estrutural e a carga que este recebe, bem como sua interação com a tensão admissível do solo em que a estrutura está assente. O estudo auxilia no entendimento das relações acima citadas e possibilita comparar os resultados obtidos com as recomendações da literatura atual. Os valores encontrados para o coeficiente de majoração variaram de 1,01 a 1,20, apresentando diferenças consideráveis. Para determinados tipos de solos, os coeficientes recomendados pela bibliografia atual são precisos e bem empregados, em outros casos, podem ser subestimados ou até demasiados. Para auxiliar na escolha correta do coeficiente a se utilizar, desenvolveu-se uma tabela e uma superfície gráfica com valores de coeficientes de majoração referentes à carga e tensão admissível do solo em que o elemento de fundação se encontra.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15727
Aparece nas coleções:TD - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
estudonumericocoeficientemajoracao.pdf731,35 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.