Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15698
Título: Aperfeiçoamento e análise de aparato experimental para o monitoramento de recalques em edificações
Autor(es): Cibulski, Heloisa Giovana
Orientador(es): Costa, Guilherme Alan Souza
Palavras-chave: Recalque de estruturas
Fundações (Engenharia)
Construção civil - Medidas de segurança
Settlement of structures
Foundations
Building - Safety measures
Data do documento: 13-Jun-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Toledo
Citação: CIBULSKI, Heloisa Giovana. Aperfeiçoamento e análise de aparato experimental para o monitoramento de recalques em edificações. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2016.
Resumo: O presente trabalho aborda pesquisas laboratoriais que envolvem o estudo de um aparato de medição de recalques em obras buscando melhorias nas leituras dadas pelo equipamento, de forma que sua utilização seja expandida e satisfatória em relação aos resultados. As análises realizadas envolvem diversos fatores como o estudo de coloração na água, uso do flash ou a não utilização do mesmo, coloração da placa de alumínio de fundo, estudo de pressões, abertura de lente, diferentes distâncias objeto-observador, porém sempre centralizado com o equipamento, utilização de pressões negativas e qual sua influência sobre o menisco. Além disso, é realizada a montagem do aparato em laboratório sobre o equipamento de compressão simples, fazendo-se deslocamentos monitorados e comparando-os com os obtidos pelo aparato. Pôde ser concluído que o uso de cores verde e vermelha, uso do flash e do fundo branco foram positivos, e o uso de pressão não se mostrou eficaz. Quando analisado o deslocamento real (efetivamente aplicado) pelo lido pelo equipamento, obtiveram-se bons resultados, com uma pequena margem de erro.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15698
Aparece nas coleções:TD - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
monitoramentorecalquesedificacoes.pdf2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.