Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15695
Título: Comparação do conforto térmico entre paredes de alvenaria estrutural e paredes de concreto moldadas in loco na cidade de Toledo - PR
Autor(es): Machado, Caroline Verginia
Orientador(es): Furlan, Gladis Cristina
Palavras-chave: Blocos de concreto
Concreto - Efeito da temperatura
Arquitetura e clima
Concrete blochs
Concrete - Effect of temperature on
Architecture and climate
Data do documento: 24-Nov-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Toledo
Citação: MACHADO, Caroline Verginia. Comparação do conforto térmico entre paredes de alvenaria estrutural e paredes de concreto moldadas in loco na cidade de Toledo - PR. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2015.
Resumo: A alvenaria estrutural e paredes de concreto moldadas in loco vem sendo cada vez mais usadas no Brasil, mas essas tecnologias têm limitações de pesquisas que relatem seu comportamento térmico. O bloco estrutural de concreto é mais usado em todo o Brasil, em relação as paredes de concreto moldadas in loco. Porém, do ponto de vista térmico, não há indicação de qual método construtivo seria o mais indicado para a cidade de Toledo - PR. Neste trabalho é analisado o desempenho térmico de duas edificações, uma construída com bloco estrutural de concreto e outra com parede de concreto moldada in loco. Inicialmente foram estabelecidos através da norma 15575:2012 critérios para a avaliação do conforto térmico. Foram feitas medições in loco do IBUTG, da temperatura de globo, da temperatura e da umidade do ar, nestas duas edificações, que apresentam mesma planta baixa, orientação solar e implantação e que foram edificadas com dois métodos construtivos diferentes. As análises contemplaram um parâmetro que poderia influenciar nos resultados, sendo ele a influência da localização da cobertura. Os resultados foram analisados comparativamente entre as duas diferentes edificações e com as temperaturas medidas externamente, e também analisadas quanto ao cumprimento do desempenho térmico conforme normatizado.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15695
Aparece nas coleções:TD - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
comparacaoconfortotermico.pdf
  Disponível a partir de 2045-11-03
2,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.