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Título: Estudo da acessibilidade das rotas de acesso da Universidade Tecnológica Federal do Paraná campus Toledo
Título(s) alternativo(s): Study of acessibility of the access routes of Federal Technological University of Paraná campus Toledo
Autor(es): Mesquita, Eduardo Henrique de
Orientador(es): Feiber, Fúlvio Natercio
Palavras-chave: Projeto de acessibilidade para estudantes com deficiência
Espaços públicos com acesso livre às pessoas com deficiência
Desenho universal
Barrier-free design for students with disabilities
Public spaces - Access for physically handicapped
Universal design
Data do documento: 13-Nov-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Toledo
Citação: MESQUITA, Eduardo Henrique de. Estudo da acessibilidade das rotas de acesso da Universidade Tecnológica Federal do Paraná campus Toledo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2017.
Resumo: Este estudo tem como intuito analisar se as rotas de acesso da área externa às edificações do campus de Toledo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, atendem aos requisitos normativos presentes na ABNT NBR 9050:2015 - Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, referenciados no mesmo. A garantia obrigatória de acesso fácil e mobilidade adequada as pessoas portadoras de necessidades especiais a um local público como o caso desta instituição de ensino, fundamenta a realização desta pesquisa. O estudo da acessibilidade se deu por itens normativos como as inclinações das rampas, presença e conformidade normativa dos elementos de segurança nestas; elevações, frestas e posicionamento de tampas de caixas de inspeção e visita e grelhas; presença de sinalização tátil no piso das rotas; e parâmetros antropométricos de circulação e manobra nas vias. Após a realização dos levantamentos, foram alocadas as larguras das rotas, posicionamento de tampas de caixas de visita e grelhas, e início de trechos de rampas, conforme medições realizadas in loco, no projeto de implantação das edificações do campus fornecido pelo departamento de engenharia da instituição. Com as rotas implantadas, alocou-se as tampas de caixa de visita e grelhas, para então realizar-se a proposta de alocação da sinalização por piso tátil, com seu afastamento das edificações e das bordas das rotas apresentado. Também com as delimitações e afastamentos das rotas, pôde-se analisar se os parâmetros de área de circulação e de manobra exigidos por norma atendem aos requisitos. Uma importante analise foi das situações das rampas, tendo em vista os fatores inclinação e elementos de segurança destas. Com os levantamentos em projeto, realizou-se as propostas de adequações dos elementos irregulares, conforme apresentado neste trabalho e a ser disponibilizado no acervo bibliográfico da instituição, com o intuito de elevar este tema nas pesquisas acadêmicas.
Abstract: This study has as intent analyze if the access routes of the extern area at the edifications of the Toledo’s Campus of the Federal Technological University of Paraná attend the normative requirements on NBR 9050:2015 - Accessibility to buildings, furniture, equipment and urban areas, referenced on it. The obligatory guarantee of easy access and proper mobility to people with special needs in a public place as this learning institute, grounds the realization of this research. The accessibility study was made by normative items as the inclinations of ramps, presence and normative conformability of the security elements at then; elevation, gaps, and position of visit and inspection box covers and grills; presence of tactile signaling in route’s floors; and anthropometric parameters of movement and maneuver on the paths. After the realization of surveys, the route’s widths, position of visit box covers, and beginning of ramp’s stretch were allocated as measured in loco at the implementation project of the campus’s edifications, provided by the institute’s engineering department. With the routes implanted, the visit box covers were allocated for then the proposal of tactile signalization by tactile floor was allocated, with its edification’s distances and end of the routes distances presented. Also with the delimitations and distances of the routes, it was possible to analyze if the anthropometric parameters of movement and maneuver demand by the standard attend the requests. An important analysis was the ramp’s situation, in view of the inclination and security elements factors of then. With the surveys in project, the proposals for adjustments of the irregular elements were presented, as presented in this work and to be made available in the bibliographic collection of the institution, with the purpose of raising this theme in academic research.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15675
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