Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13815
Título: Coleção as Lygias: coleção de roupas e estampas inspiradas nas artistas Lygia Clark e Lygia Pape
Título(s) alternativo(s): As Lygias collection: prints and fashion collection inspired by the artists Lygia Clark and Lygia Pape
Autor(es): Gritten, Carolina de Amorim
Carmo, Dafheny Giovana Pacheco do
Orientador(es): Landal, Simone
Palavras-chave: Desenho (Projetos)
Moda
Tecidos - Estampa
Arte brasileira
Clark, Lygia, 1920-1988
Pape, Lygia, 1929-2004
Design
Fashion
Textile design
Art, Brazilian
Data do documento: 27-Nov-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: CARMO, Dafheny Giovana Pacheco do; GRITTEN, Carolina de Amorim. Coleção as Lygias: coleção de roupas e estampas inspiradas nas artistas Lygia Clark e Lygia Pape. 2018. 144 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Design Gráfico) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: O presente trabalho, desenvolvido para a conclusão do curso de Tecnologia em Design Gráfico da UTFPR, apresenta a união das áreas de Design Gráfico e Design de Moda, apoiando-se em conhecimentos adquiridos nas duas áreas. O projeto consiste na criação de roupas e estampas com inspiração em obras das artistas brasileiras Lygia Clark e Lygia Pape. Desta maneira pretende-se atrair mais atenção para o trabalho das duas artistas, muito reconhecido no cenário da arte, mas pouco lembrado pelo público em geral. As duas artistas tinham como objetivo aproximar a arte da vida das pessoas, e a criação de peças de roupa pode ser uma forma de realizar essa aproximação. A pesquisa se iniciou acerca do movimento artístico Neoconcretismo, do qual as duas artistas participaram, e um estudo da vida e obra das artistas, dando enfoque às duas obras selecionadas como inspiração para a coleção: Ttéias (2002) de Lygia Pape e Bichos (1960) de Lygia Clark. Em seguida são abordados conceitos acerca de Moda e Design de Superfície. O projeto de estamparia foi focado na criação de estampas localizadas, aplicadas às peças através da técnica de sublimação. As peças foram desenvolvidas com base em conceitos de moda mais sustentável e modelagem sem resíduo. Para completar o projeto, foi criada uma marca gráfica para a coleção, tags para acompanhar as peças e um catálogo de coleção.
Abstract: The following project, developed for the conclusion of the UTFPR Graphic Design Technology course, presents the union of Graphic Design and Fashion Design, drawing on the knowledge acquired in both areas. The project consists of creating clothes and prints inspired by works of Brazilian artists Lygia Clark and Lygia Pape. In this way it is intended to attract more attention to their work, well recognized in the art scene, but little remembered by the general public. Both artists aimed to bring art and people's lives closer together, and the creation of pieces of clothing could be a way of achieving this approach. The research begins on the Neoconcretism artistic movement, of which both artists participated, and a study of the life and work of the artists, focusing on the two selected works as inspiration for the collection: Ttéias (2002) by Lygia Pape and Bichos (1960) by Lygia Clark. Concepts about Fashion and Surface Design are discussed below. The stamping project is focused on the creation of localized prints, which will be applied to the clothes through the technique of sublimation. The pieces will be developed based on more sustainable fashion concepts and no waste pattern cutting. To complete the project, a graphic mark will be created for the collection, alongside hanging tags to accompany the pieces, and a collection catalog.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13815
Aparece nas coleções:CT - Tecnologia em Design Gráfico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CODEG_2017_2_05.pdf15,07 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.