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Campo DCValorIdioma
dc.creatorFarinon, Cristiano Luis
dc.creatorNascimento, Ederson Luiz do
dc.creatorIvankio, Ricardo
dc.date.accessioned2020-11-16T14:50:27Z-
dc.date.available2020-11-16T14:50:27Z-
dc.date.issued2014-02-07
dc.identifier.citationFARINON, Cristiano Luis; NASCIMENTO, Ederson Luiz do; IVANKIO, Ricardo. Avaliação da prática da educação ambiental no zoológico Bosque Guarani no município de Foz de Iguaçu - Paraná. 2014. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13475-
dc.description.abstractIn the last decades discussions about the environmental issues are increasingly common, especially with respect to environmental education (EE), which is seen as an alternative to changing habits and culture of the people in order to develop a more responsible society. Zoos are alternatives to the practice of environmental education, having as its main tool biological diversity, it uses non-formal environmental education, developing a very important role in the formation of the visiting students. This study aimed to evaluate the Guarani Woods Zoo located in Foz do Iguacu in imparting knowledge of Environmental education, facing the audience made up of students of the 4th year of elementary school, the region between 9 and 10 years. Given the large number of children who visit the Zoo Bosque Guarani weekly, carried out a review of the activities worked with them through questionnaires before and after the completion of the visit, in order to assess whether there was use of information passed on the day of the visit, as well as apply the practice of EE at the zoo and its methodology. After application of the proposed methodology was found that children assimilate the information passed during the visit, however, some of the educational practices can be improved so develop their full potential. Thus, the work took into account the assumptions of those authors, who claim that the EE goes beyond the zoo since its inception and learning are continuous, so educators Guarani Woods will play its role to contribute to the formation of more people conscious.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectPercepção em criançaspt_BR
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectPerception in childrenpt_BR
dc.subjectTeaching - Aids and devicespt_BR
dc.titleAvaliação da prática da educação ambiental no zoológico Bosque Guarani no município de Foz de Iguaçu - Paranápt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoNas últimas décadas, as discussões a cerca da questão ambiental estão cada vez mais frequentes, principalmente, com relação à Educação Ambiental (EA), que é vista como alternativa para a mudança de hábitos e cultura das pessoas, visando o desenvolvimento de uma sociedade mais responsável. Os zoológicos são alternativas para a prática da educação ambiental, tendo como principal ferramenta a sua diversidade biológica, com isso, utilizam a educação ambiental não formal, desenvolvendo um papel muito importante na formação dos alunos visitantes. O presente trabalho teve como objetivo avaliar o Zoológico Bosque Guarani, situado em Foz do Iguaçu, na transmissão de conhecimentos da EA, voltada para o público alvo formado por alunos do 4o e 5º anos do Ensino Fundamental I, da região, entre 9 e 10 anos. Tendo em vista o grande número de crianças que visitam o Zoológico Bosque Guarani semanalmente, realizou-se uma avaliação das atividades trabalhadas com as mesmas, através de aplicação de questionários antes e após a realização da visita, com a finalidade de avaliar se houve aproveitamento das informações passadas no dia da visita, bem como, aplicar a prática da EA no zoológico e sua metodologia. Após a aplicação da metodologia proposta, constatou-se que as crianças assimilam as informações passadas durante a visita, porém, algumas das práticas educativas podem ser melhoradas, assim desenvolverão toda sua potencialidade. Desta forma, o trabalho desenvolvido levou em consideração as premissas daqueles autores, que afirmam que a EA vai além do zoológico, já que seu princípio e aprendizagem são contínuos, assim os educadores do Bosque Guarani poderão cumprir seu papel de contribuir na formação de pessoas mais conscientes.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Gomes, Eliane Rodrigues dos Santos
dc.subject.cnpqTecnologia em Gestão Ambientalpt_BR
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