Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12926
Título: Utilização de ferramentas de estratégia competitiva em uma cervejaria artesanal – um estudo de caso
Título(s) alternativo(s): Use of competitive strategy in the craft beer brewery – a case study
Autor(es): Melo, Amanda Santos de
Orientador(es): Brun, Sergio Adelar
Palavras-chave: Controle de custo
Produção enxuta
Inteligência competitiva (Administração)
Cost control
Lean manufacturing
Business intelligence
Data do documento: 19-Nov-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: MELO, Amanda Santos de. Utilização de ferramentas de estratégia competitiva em uma cervejaria artesanal – um estudo de caso. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2019.
Resumo: Com o passar do tempo tem se percebido uma mudança dos hábitos de consumo dos amantes de cerveja, estes se tornaram mais exigentes na escolha de compra e, cada vez mais, procuram por sabores mais acentuados para este produto. Neste sentido, é de suma importância que as empresas pertencentes a este setor trabalhem suas estratégias de forma inteligente para se destacarem dos concorrentes e se manterem no mercado. Este trabalho buscou analisar os fatores que influenciam no reconhecimento da empresa objeto de estudo e propor melhorias por meio da utilização de ferramentas de estratégia competitiva. Um estudo de caso com abordagem qualitativa e quantitativa, no qual foram realizadas entrevistas informais, aplicação de questionários e levantamento de dados de uma cervejaria artesanal localizada no oeste do Paraná, com intuito de alavancar a vantagem competitiva do empreendimento. Com os resultados da pesquisa foi possível elaborar planos de ação que direcionassem a empresa ao seu fortalecimento no ramo de atuação. Para trabalhos futuros sugere-se o estudo aprofundado sobre o processo produtivo, a fim de torná-lo mais eficiente e reduzir os custos operacionais.
Abstract: Over time, beer lovers have changed their drinking habits, they have become more demanding in their choice of purchase and are increasingly looking for stronger flavors for this product. In this sense, it is extremely important that companies in this sector work their strategies intelligently to stand out from competitors and stay in the market. This paper aimed to analyze the factors that influence the recognition of the company object of study and to propose improvements through the use of competitive strategy tools. A case study with a qualitative and quantitative approach, in which informal interviews, questionnaires and data collection were conducted from a craft brewery located in western Paraná, in order to leverage the competitive advantage of the enterprise. With the results of the research it was possible to elaborate action plans that would direct the company to its strengthening in the field of activity. For future work, a thorough study of the production process is suggested, in order to make it more efficient and reduce operating costs.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12926
Aparece nas coleções:MD - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
utilizacaoferramentasestrategiacompetitiva.pdf1,17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.