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Título: Análise de franqueabilidade de uma empresa do ramo de sorvetes do estado do Paraná: um estudo introdutório
Autor(es): Ito, Guilherme Katsumi
Orientador(es): Wrasse, Carlos Laercio
Palavras-chave: Estudos de viabilidade
Empreendedorismo
Inteligência competitiva (Administração)
Feasibility studies
Entrepreneurship
Business intelligence
Data do documento: 18-Nov-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: ITO, Guilherme Katsumi. Análise de franqueabilidade de uma empresa do ramo de sorvetes do estado do Paraná: um estudo introdutório. 2015. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
Resumo: O franchising no Brasil, vem se tornando cada vez mais uma alternativa para aqueles que procuram por meio do empreendedorismo, um meio mais promissor para adentrar ao mundo dos negócios. Além disso, o sistema de franquias também se tornou um ótimo caminho para a expansão e aumento das potencialidades dos empreendimentos já existentes. Em razão disso, o presente estudo realizou a análise de franqueabilidade em uma empresa do ramo de sorvetes, localizada no estado do Paraná. A pesquisa buscou fomentar os conhecimentos acerca do assunto, com referencias teóricas e aplicação prática. Mediante métodos encontrados em diversas bibliografias, foi estruturado um modelo de análise de franqueabilidade, cuja intenção foi de promover um resultado acerca da viabilidade de expandir o empreendimento através do franchising. Por meio da aplicação das ferramentas, observou-se que o negócio apresenta muitos requisitos necessários para aderir ao sistema de franquias como credibilidade perante os clientes, fácil operação das unidades e mercado em ascensão. No entanto, alguns fatores ainda precisam ser amadurecidos antes que a empresa adote o frachising, como o gerenciamento do negócio, dependência com matéria prima importada e a alta sazonalidade.
Abstract: The franchising in Brazil has became a good alternative for those who are looking through entrepreneurship the best way to enter the business world. Moreover, the franchising is a great way for entrepreneurs to expand their business and increase their potencialities. That is why this study accomplished a franchising analysis of an ice cream company from the state of Paraná. The research sought to find owledges about the topic with theory references and past experiences. Through many tools found at literature, a model of franchising analysis was determined with the purpose to promote a result, if the frachising is a good alternative or not for the business to adopt. After the study, it was observed that the enterpreneurship has requirements in favor the franchising, as credibility, simple operation and marketplace. However, some topics must be evolved before adopting the franchising, as its management, the demand of feedstock from international providers and high seasonality.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12919
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