Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12785
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVendrame, Isabela Rosada
dc.creatorSelis Filho, Israel Lobo
dc.date.accessioned2020-11-16T13:52:28Z-
dc.date.available2020-11-16T13:52:28Z-
dc.date.issued2019-06-19
dc.identifier.citationVENDRAME, Isabela Rosada; SELIS FILHO, Israel Lobo. Análise dos requisitos da qualidade do café na opinião dos consumidores: um estudo em uma indústria cafeeira no estado da Bahia. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12785-
dc.description.abstractWith the globalization process, business organizations became highly competitive. In this context, the development of quality management and implantation of quality tools are the most indicated options for managers to become more competitive, improve their process and get customers satisfied. With the objective of serving these managers, the Quality Home tool has major importance because it allows the conversion of customers requirements into product specifications suiting the customer's needs. In this paper, the QFD tool was applied at a coffee industry based on the south-west of Bahia, where, through the product tasting and the answers obtained in the questionnaire was possible to verify that in order to attend the customers need, it must improve the texture of the coffee and according to a perspective of salespeople it also needs improvement on attributes such as price, marketing and quality.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAlimentos - Qualidadept_BR
dc.subjectClientes - Fidelizaçãopt_BR
dc.subjectInteligência competitiva (Administração)pt_BR
dc.subjectFood - Qualitypt_BR
dc.subjectCustomer loyaltypt_BR
dc.subjectBusiness intelligencept_BR
dc.titleAnálise dos requisitos da qualidade do café na opinião dos consumidores: um estudo em uma indústria cafeeira no estado da Bahiapt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of coffe quality requirements in the opinion of consumers: a study in a coffe industry in the state of Bahiapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoCom o processo de globalização, as organizações tornaram-se altamente competitivas. Nesse contexto, o desenvolvimento da gestão da qualidade e a implantação das ferramentas da qualidade são as opções mais indicadas para que os gestores aumentem sua competitividade, melhorem o seu processo e obtenham a satisfação dos clientes. Com o intuito de atendê-los, a ferramenta Casa da Qualidade possui grande importância, pois permite a conversão dos requisitos do consumidor em especificações ao produto, adequando-o conforme a necessidade do cliente. Neste trabalho, aplicou-se essa ferramenta em uma indústria cafeeira localizada no Sudoeste da Bahia, onde por meio da degustação do produto e das respostas obtidas nos questionários, verificou-se que, para satisfazer as necessidades dos consumidores deve-se melhorar a textura do café, e segundo a perspectiva dos comerciantes os itens preço, marketing da marca e qualidade devem ser revistos.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Wrasse, Carlos Laercio
dc.contributor.referee1Wrasse, Carlos Laercio
dc.contributor.referee2Pasa, Carine Cristiane Machado Urbim
dc.contributor.referee3Manenti, Marcelo Marcos
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia de Produçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
analiserequisitosqualidadecafe.pdf1,79 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.