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Título: Análise do sistema de atendimento ao paciente em uma unidade de pronto atendimento: estudo de caso utilizando a simulação
Título(s) alternativo(s): Analysis of the patient care system in a prompt care unit: case study using the simulation.
Autor(es): Negrão, Daniella Amanda
Orientador(es): Santos, José Airton Azevedo dos
Palavras-chave: Simulação (Computadores)
Software
Consultórios médicos
Computer simulation
Computer software
Medical offices
Data do documento: 3-Ago-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: NEGRÃO, Daniella Amanda. Análise do sistema de atendimento ao paciente em uma unidade de pronto atendimento: estudo de caso utilizando a simulação. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
Resumo: O tempo de espera na fila de atendimento, conforme a classificação de risco, é um indicador de desempenho de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Tempos de espera longos podem acarretar superlotação das unidades e piorar o atendimento dos pacientes. Neste contexto, este trabalho teve como objetivo aplicar técnicas de simulação computacional para analisar a dinâmica operacional do processo de atendimento de uma Unidade de Pronto Atendimento localizada na região oeste paranaense. Um modelo do tipo dinâmico, discreto e estocástico foi implementado no software de simulação JaamSim. Resultados de simulação demonstraram que os tempos de espera, na fila dos consultórios médicos, são menores que os tempos recomendados pelo Protocolo de Manchester.
Abstract: Time in the health care queue, according to the risk classification, is an indicator of the performance of a Emergency Care Unit (UPA). Long wait times can lead to overcrowding of units and worsen patient care. In this context, the objective of this work was to apply computational simulation techniques to analyze the operational dynamics of the service process of a Emergency Care Unit located in the western region of Paraná. A dynamic, discrete and stochastic model was implemented in the JaamSim simulation software. Simulation results have shown that waiting times in the queue of doctors’ offices are lower than the times recommended by the Manchester Protocol.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12749
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