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Título: Análise do processo de comunicação dos alimentos funcionais: um estudo das embalagens de pães
Autor(es): Ribeiro, Suellen Santos Kikuchi
Orientador(es): Ferreira, Marco Antonio
Palavras-chave: Pão
Alimentos funcionais
Alimentos - Consumo
Alimentos - Embalagens
Comunicação em marketing
Bread
Functional foods
Food consumption
Food - Packaging
Communication in marketing
Data do documento: 16-Nov-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: RIBEIRO, Suellen Santos Kikuchi. Análise do processo de comunicação dos alimentos funcionais: um estudo das embalagens de pães. 2017. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2017.
Resumo: Com o passar dos anos o consumo de pães e sua produção sofreu diversas modificações, fazendo com que consequentemente houvesse uma mudança nas tendências de consumo. Desta forma, as análises de como as mudanças de hábitos alimentares podem influenciar no processo de produção, desenvolvimento de novos produtos e marketing nas indústrias de pães, tornam-se um tema atual e necessário de ser discutido. O objetivo desse estudo foi analisar o processo de comunicação a um nicho específico de consumidores que buscam alimentos saudáveis, um estudo sobre pães e seus componentes. Esperou-se também obter informações que ajudassem na criação de novas propostas de alimentos funcionais para abastecer de maneira mais rápida e eficiente os locais de vendas dos produtos com foco nos consumidores pertencentes ao nicho estudado, por meio da aplicação de uma entrevista não estruturada. Para a realização deste estudo foram selecionados 10 consumidores em potencial de produtos saudáveis e realizada uma entrevista focada em produtos da panificação com apelo saudável apresentados durante a aplicação do estudo. O estudo analisou o conhecimento dos consumidores sobre esses produtos, sua intenção de compra e hábitos alimentares a fim de auxiliar nos novos produtos a serem desenvolvidos para satisfazer as necessidades do nicho estudado e nas suas formas de divulgação. Através dos resultados obtidos, foi possível perceber que os consumidores não têm grande conhecimento sobre os alimentos funcionais e as diferenças entre um pão funcional e integral, que pode ser consequência na falha de divulgação dos produtos funcionais no Brasil.
Abstract: Over the years the consumption of bread and its production suffered several changes, changing consequently the consumption trends. In this way, analyzes of how changes in eating habits can influence the production process, new product development and marketing in the bread industries, become a current and necessary topic to be discussed. The objective of this study was to analyse the process of communication to a specific niche of consumers who seek healthy food, it’s a study of breads and their components. It was also hoped to obtain information that would help in the creation of new proposals of functional foods to supply more quickly and efficiently the sales sites of the products focused on the consumers belonging to the studied niche through the application of an unstructured interview. To carry out this study, there were selected 10 potential consumers of healthy products and conducted an interview focused on breads with healthy appeal presented during the application of the study. The study analyzed the consumers' knowledge about these products, their purchase intention and food habits to assist in the development of new products to satisfy the needs of the studied niche and in its forms of propagation. Through the results obtained, it was possible to perceive that the consumers do not have enough knowledge about functional foods and the differences between them and integral foods, and it was also noticed that this fact can be a consequence of the failure on spreading the knowledge of functional foods in Brazil.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12394
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