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Título: Gestão de custos em uma empresa do setor de eventos do interior do estado de São Paulo
Autor(es): Andriotti, Léo Esteves
Orientador(es): Ribas, Carlos Alberto
Palavras-chave: Custo
Eventos especiais
Indústria de serviços
Cost
Special events
Service industries
Data do documento: 21-Nov-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: ANDRIOTTI, Léo Esteves. Gestão de custos em uma empresa do setor de eventos do interior do estado de São Paulo. 2019. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2019.
Resumo: O aumento da competitividade que vem ocorrendo na maioria dos mercados tornou a gestão de custos uma área essencial na orientação para tomada de decisões das empresas. Em virtude disso o estudo abordado nesse trabalho buscou utilizar-se do conhecimento da área de custos para analisar as margens de contribuição dos pacotes de serviços A, B e C da empresa estudada para que possam servir de modelo gerencial e possa ser aproveitado em empresas de serviços que atuam no setor de eventos. O estudo teve como objetivo geral analisar os custos envolvidos na atividade de execução de um evento numa empresa. Quanto à natureza da pesquisa os métodos e técnicas partem de uma abordagem quantitativa, pois serão baseadas em procedimentos lógicos de coleta de dados, classificação, análises gráficas e de indicadores numéricos. Para isso será realizado um estudo de caso em uma empresa que atua no setor de eventos no interior do estado de São Paulo. O pacote A tem o maior índice de margem de contribuição (34,52%), o segundo pacote mais vantajoso é o B com um índice de margem de contribuição de 28,46% e o pacote C seria o menos vantajoso dos três com um índice de margem de contribuição de 25,44%. Com os indicadores econômicos propostos pode-se ver que a relação do preço de venda unitário também influencia na análise, o que gera maior conhecimento para decisões de gestão de custos na empresa abordada no estudo.
Abstract: The increasing competitiveness that has been taking place in most markets has made cost management an essential area in guiding business decision making. Because of this, the study approached in this work sought to use the knowledge of the cost area to analyze the contribution margins of the A, B and C service packages of the studied company so that they can serve as a management model and can be used by services that work in the events sector. The study aimed to analyze the costs involved in the execution of an event in a company. Regarding the nature of the research, the methods and techniques start from a quantitative approach, as they will be based on logical procedures for data collection, classification, graphical analysis and numerical indicators. For this, a case study will be conducted in a company that operates in the events sector in the interior of the state of São Paulo. Package A has the highest contribution margin index (34.52%), the second most advantageous package is B with a contribution margin index of 28.46% and package C would be the least advantageous of the three with a contribution margin ratio of 25.44%. With the proposed economic indicators it can be seen that the relationship of unit sales price also influences the analysis, which generates greater knowledge for cost management decisions in the company addressed in the study.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12272
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