Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11719
Título: Análise comparativa da relação entre a concepção estrutural e os quantitativos resultantes no dimensionamento de edificações multipavimentos com o auxílio de sistemas computacionais integrados
Autor(es): Polizel, Aline Montanher
Orientador(es): Souza, Edson Florentino de
Palavras-chave: Concreto armado
Projeto estrutural
Engenharia civil
Reinforced concrete
Structural design
Civil engineering
Data do documento: 29-Nov-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Guarapuava
Citação: POLIZEL, Aline Montanher. Análise comparativa da relação entre a concepção estrutural e os quantitativos resultantes no dimensionamento de edificações multipavimentos com o auxílio de sistemas computacionais integrados. 2018. 133 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Guarapuava, 2018.
Resumo: O presente trabalho teve por finalidade a análise da relação entre quantitativos de concreto, aço e formas empregando quatro concepções estruturais em dois estudos de caso. Para isso, adotou-se um range entre as concepções partindo de um pressuposto de um número mínimo de pilares na estrutura, ou seja, um número máximo de vigas apoiadas em outras vigas, garantindo, ainda, estabilidade para a estrutura; e finalizando numa concepção cuja todas vigas tiveram pilares como apoio. O dimensionamento final e o levantamento de quantitativos, de ambos estudos de caso, foi realizado com o auxílio do software computacional Cypecad. Com os resultados obtidos, pôde-se notar uma significativa redução no consumo de materiais à medida que mais pilares foram inseridos nas edificações dos estudos de caso.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11719
Aparece nas coleções:GP - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GP_COECI_2018-2_01.pdf8,2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.