Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11583
Título: Desenvolvimento de um objeto de aprendizagem em forma de aplicativo para o ensino de estatística descritiva
Autor(es): Tavares, Ricardo Doum Fornalski
Orientador(es): Sato, Gustavo Yuji
Palavras-chave: Estatística
Aplicativos móveis
Tecnologia educacional
Statistics
Mobile apps
Educational technology
Data do documento: 21-Nov-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Francisco Beltrao
Citação: TAVARES, Ricardo Doum Fornalski. Desenvolvimento de um objeto de aprendizagem em forma de aplicativo para o ensino de estatística descritiva. 2017. 97 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Francisco Beltrão, 2017.
Resumo: Com o forte crescimento da informática e as transformações dos modelos de ensino, surgem softwares a fim de apoiar o aprendizado de forma virtual. Este projeto consiste no desenvolvimento um aplicativo (APP) a ser utilizado nas escolas como motivação no processo de ensino-aprendizagem da Estatística descritiva por meio da exploração das tecnologias que apresentam conteúdos particulares e dinâmicos, facilitando o aprendizado dos alunos através dos dispositivos móveis, sendo que é de senso comum que não é tarefa fácil compreender a fundo a disciplina de matemática no Ensino Médio. O conteúdo do APP estatístico desenvolvido para Android foram: Medidas de Tendência Central, Dispersão/Variação, Distribuições de frequência e interpretação de Gráficos. Os propósitos específicos do presente estudo formam: identificar e enunciar possíveis objetos de aprendizagem (OAs) como APPs de Estatística descritiva, bem como compreender as interfaces de programação de aplicativo (APIs) pautado em eventos do Android, além de utilizar os conteúdos de Estatística Descritiva como temática para a estruturação de questões no APP, assim como estruturar requisitos funcionais, não funcionais e diagramas de Análise de Sistema como fase de projeto de software. Esses propósitos formam necessários para o desenvolvimento do APP, preparando os alunos para a utilização das novas tecnologias. Nessa linha de raciocínio, a literatura evidencia que desenvolver atividades didáticas em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) horizontaliza relações entre o público discente-docente, até mesmo na solução de problemas matemáticos. Assim, as TICs são objetos dessa pesquisa por utilizar ferramentas virtuais que, ao final, solucionam problemas da Estatística descritiva de modo dinâmico, promovendo, de certa forma, a autonomia resolutiva discente. No desenvolvimento do aplicativo foram utilizadas pesquisas bibliográficas como a contextualização do conteúdo de Estatística, o contexto atual das tecnologias de educação na formação de professores, bem como objetos de aprendizagem e a sua utilização como aplicativos. Alguns softwares formam utilizados no desenvolvimento desse trabalho, como o software Android Studio para a programação do APP utilizando a linguagem de programação Java, o software Astah para projetar o APP de acordo com a Engenharia de Software, e também conteúdos e exercícios de Estatística descritiva. Metodologicamente foi utilizada a literatura para o desenvolvimento do APP, desde o levantamento de requisitos até a implantação do APP no Android Studio como OA. Como resultados da pesquisa, o software desenvolvido aqui e denominado EstatísticAPP além de compilar resultados de conteúdos, exercícios, correção e relatório, motivará o aluno na formação pela sua interface lúdica mediante ensino-aprendizagem da Estatística. Aliás, conclui-se que mesmo com a efêmera vontade institucional em repassar de modo capacitado e arrojado as tecnologias em classe pelo AVA, isso não barra o público docente em motivar-se no aprofundamento dos conteúdos virtuais para embasar suas aulas, visto que o público discente já utiliza o meio virtual em atividades extracurriculares e de lazer, proporcionando, então, uma formação única e mais atrativa. O desenvolvimento do EstatísticAPP foi realizado e verificamos que a diversidade do pensamento é horizontalizada, particularmente na formação matemática tecnológica.
Abstract: With the strong growth of informatics and the transformations of teaching models, software is emerging to support learning in a virtual way. This project consists in the development of an application (APP) to be used in schools as a motivation in the teaching-learning process of Descriptive Statistics through the exploitation of technologies that present particular and dynamic content, facilitating student learning through mobile devices, being that it is common sense that it is no easy task to thoroughly understand the mathematics discipline in High School. The content of the statistical APP developed for Android were: Central Trend Measures, Dispersion / Variation, Frequency Distributions and Graph Interpretation. The specific purposes of the present study are: to identify and enunciate possible learning objects (OAs) as Descriptive Statistics APPs, as well as to understand the application programming interfaces (APIs) based on events of Android, in addition to using the contents of Descriptive Statistics as thematic for the structuring of issues in the APP, as well as to structure functional, non-functional requirements and System Analysis diagrams as the software design phase. These purposes are necessary for the development of the APP, preparing students for the use of new technologies. In this line of reasoning, the literature shows that developing didactic activities in a Virtual Learning Environment (AVA) horizontalizes relations between the student-teacher audience, even in the solution of mathematical problems. Thus, ICTs are objects of this research to use virtual tools that, in the end, solve descriptive statistics problems in a dynamic way, promoting, in a certain way, student’s autonomy. In the development of the application we used bibliographical researches such as the contextualization of the content of Statistics, the current context of education technologies in teacher training, as well as learning objects and their use as applications. Some software are used in the development of this work, such as Android Studio software for APP programming using the Java programming language, Astah software to design APP according to Software Engineering, as well as descriptive statistics content and exercises. Methodologically, the literature was used for the development of the APP, from the survey of requirements until the implementation of APP in Android Studio as OA. As a result of the research, the software developed here is called StatisticAPP, in addition to compiling results of contents, exercises, correction and report, will motivate the student in the training through its playful interface through teaching-learning Statistics. In fact, it is concluded that even with the ephemeral institutional willingness to pass through the AVA class technologies in a skilled way, this does not prevent the teaching public from motivating itself to deepen the virtual contents to support its classes, since the public student already uses the virtual environment in extracurricular and leisure activities, thus providing a unique and more attractive formation. The development of the StatisticAPP was carried out and we verified that the diversity of the thinking is horizontal, particularly in the mathematical formation technological.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11583
Aparece nas coleções:FB - Licenciatura em Informática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FB_COLIN_2017_2_08.pdf15,03 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.