Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11140
Título: A percepção do meio ambiente: estudo de caso com crianças das séries iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Betine, Daniela de Fatima
Orientador(es): Sereia, Diesse Aparecida de Oliveira
Palavras-chave: Educação pré-escolar
Meio ambiente e crianças
Educação ambiental
Education, Preschool
Environment and children
Environmental education
Data do documento: 21-Jun-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Dois Vizinhos
Citação: BETINE, Daniela de Fatima. A percepção do meio ambiente: estudo de caso com crianças das séries iniciais do ensino fundamental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2018.
Resumo: Os problemas ambientais estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas, propiciando uma nova visão de mundo que vivemos. Essa sensibilização está sendo despertada cada vez mais cedo no ambiente escolar, sendo a educação ambiental (EA) uma importante ferramenta. O objetivo desde estudo foi investigar as representações sociais de crianças da Educação Infantil (EI) sobre meio ambiente através de desenhos. Para a execução desse objetivo, efetuou-se uma revisão bibliográfica sobre o assunto, destacando a importância do educador como mediador, trazendo ao aluno um maior contato com natureza e estabelecendo a relação entre homem- natureza. Para processo de intervenção foram utilizadas estratégias de percepções, utilizando tecnologias, vídeos, dinâmicas, moldes de pegadas e elaboração de um jardim. Os sujeitos da pesquisa foram 19 alunos de 4-5 anos de idade, alunos da EI de um Centro Municipal de Educação Infantil, situado na cidade de Dois Vizinhos. As representações sociais foram obtidas através de desenhos, que foram organizados em meios artificiais e naturais. No meio artificial houve a representação de casas, e prédios, já no meio natural símbolos relacionados com a fauna flora e atmosfera foram os mais representados. Os resultados mostram que bens naturais predominaram, sugerindo que o meio ambiente percebido é aquele essencialmente visualizado.
Abstract: Environmental problems are increasingly present in the daily lives of people, providing a new worldview that we live. This awareness is being raised more and more early in the school environment, with environmental education (EA) being an important tool. The objective of this study was to investigate the social representations of children in Early Childhood Education (EI) about the environment through drawings. For the accomplishment of this objective, a bibliographical review on the subject was carried out, highlighting the importance of the educator as mediator, bringing to the student a greater contact with nature and establishing the relationship between man and nature. For the intervention process, strategies of perceptions were used, using technologies, videos, dynamics, molds of footprints and elaboration of a garden. The subjects of the research were 19 4-5 year old students, EI students of a Municipal Infant Education Center, located in the city of Dois Vizinhos. The social representations were obtained through drawings, which were organized in artificial and natural media. In the artificial medium there was the representation of houses, and buildings, already in the natural environment symbols related to the fauna flora and atmosphere were the most represented. The results show that natural goods predominated, suggesting that the perceived environment is the one essentially visualized.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11140
Aparece nas coleções:DV - Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DV_COBIO_2018_1_07.pdf687,42 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.