Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11134
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorParis, Taciane Peter
dc.date.accessioned2020-11-13T13:08:50Z-
dc.date.available2020-11-13T13:08:50Z-
dc.date.issued2018-11-13
dc.identifier.citationPARIS, Taciane Peter. Análise da formação inicial de professores de ciências e biologia em relação às práticas de inclusão. 2018. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11134-
dc.description.abstractThe present work aims to realize a documentary analysis of the disciplines‟ teaching plans of the Biological Sciences Course of UTFPR - Campus Dois Vizinhos, seeking to identify how the content related to inclusion is contemplated, in order to understand how is constitute the formation of teachers to act with Inclusive Education and to identify which subjects work contents related to inclusion. Subsequently, is made an interview with the teachers, whose disciplines contemplate these contents, allowing the knowledge of their opinion, their impressions and their conduct towards the subject. The research‟s methodology used was the qualitative with the theoretical contribution of Content Analysis anchored in Laurence Bardin. Through this analysis it is concluded that the training of future graduates in Science and Biology in relation to the practices aimed at the inclusion of UTFPR-Campus Dois Vizinhos is quite lagged by the fact that only two disciplines present contents related to inclusion, of which one is optative, that is, not everyone will attend it.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectEducação - Finalidades e objetivospt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectMainstreaming in educationpt_BR
dc.subjectEducation - Aims and objectivespt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.titleAnálise da formação inicial de professores de ciências e biologia em relação às práticas de inclusãopt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the initial training of teachers of Sciences and Biology in relation to the practices of inclusionpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho visa realizar uma análise documental dos planos de ensino das disciplinas do curso de Ciências Biológicas da UTFPR - Campus Dois Vizinhos, buscando identificar como são contemplados os conteúdos relacionados à inclusão, a fim de compreender como se constitui a formação de professores para atuar com a Educação Inclusiva e identificar quais as disciplinas que trabalham conteúdos voltados à inclusão. Posteriormente é feita uma entrevista com os professores cujas disciplinas contemplam esses conteúdos, permitindo o conhecimento da sua opinião, das suas impressões e a sua conduta perante o assunto. A metodologia de pesquisa utilizada foi a qualitativa com aporte teórico de Análise de Conteúdo ancorado em Laurence Bardin. Através desta análise conclui-se que a formação de futuros graduados em Ciências e Biologia em relação às práticas voltadas à inclusão da UTFPRCampus Dois Vizinhos é bastante defasada pelo fato de que apenas duas disciplinas apresentam conteúdos relacionados à inclusão sendo que deste total uma é optativa, ou seja, nem todos irão cursá-la.pt_BR
dc.degree.localDois Vizinhospt_BR
dc.publisher.localDois Vizinhospt_BR
dc.contributor.advisor1Boeno, Rosangela Maria
dc.contributor.referee1Kovalski, Mara Luciane
dc.contributor.referee2Boeno, Rosangela Maria
dc.contributor.referee3Andrade, Renan de Bastos
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Ciências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:DV - Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DV_COBIO_2018_2_20.pdf851,14 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.