Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10786
Título: Aplicação do mapeamento de fluxo de valor para identificação de desperdícios operacionais em uma empresa de software de grande porte
Título(s) alternativo(s): Application of value stream mapping to identify operational wastes in a large-scale software house
Autor(es): Ribeiro, Felipe Brena
Orientador(es): Machado, Pedro Henrique de Alencar
Palavras-chave: Software - Desenvolvimento
Software - Manutenção
Engenharia de software - Gerência
Computer software - Development
Software maintenance
Software engineering - Management
Data do documento: 4-Dez-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Dois Vizinhos
Citação: RIBEIRO, Felipe Brena. Aplicação do mapeamento de fluxo de valor para identificação de desperdícios operacionais em uma empresa de software de grande porte. 2018. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2018.
Resumo: Em empresas que trabalham com produtos de software de grande porte, a manutenção do mesmo e realizada mais especificamente. Para minimizar desperdícios operacionais, o mapeamento de fluxo de valor tem sido visto como uma alternativa para melhorar o processo de manutenção de software nessas empresas. Nesse contexto, o objetivo do presente trabalho é propor melhorias no processo de manutenção de software com base nos desperdícios operacionais identificados. Foi realizada uma coleta de dados utilizando o modelo triangular aplicando técnicas como entrevistas, observação e analise das solicitações realizadas pelos clientes. Com base nos resultados alcançados, constatou-se desperdício operacionais nos processos e foram definidas formas para reduzi-los e, consequentemente melhorar a satisfação do cliente.
Abstract: In Companies that works with large-scale software products, the maintenance is performed specifically. To minimize operational wastes, the value stream mapping has been seen as a alternative to improve the process of software maintenance in these companies. In this context, the objective of the present work is to propose improvements on the maintenance software process based on the identified operational wastes. We conducted a data colect using the triangle model applying techniques as interviews, observation and requests analysis. Based on the achievied results, we noticed operational wastes on the processes, after, ways to reduce them were defined and, hence improve the client satisfaction.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10786
Aparece nas coleções:DV - Engenharia de Software

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DV_COENS_2018_2_3.pdf
  Disponível a partir de 2028-12-04
2,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.