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dc.creatorEyng, Guilherme Lütkemeyer
dc.date.accessioned2020-11-13T11:57:11Z-
dc.date.available2020-11-13T11:57:11Z-
dc.date.issued2019-11-09
dc.identifier.citationEYNG, Guilherme Lütkemeyer. Paleoextinção: jogo em realidade aumentada para o ensino de paleontologia. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10775-
dc.description.abstractTeachingpaleontologyatinitialeducationallevelsisanimportantmatter. Thesubjectdeals with millions of years of knowledge accumulated, such as geological and geographic changes, in addition to the entire evolutionary process of the species. However, innovative resources to teach in this context are scarce, therefore requiring innovative ways of promoting the insertion of these contents in the classroom, as well as promoting the engagement and the motivation of students. Game-based learning has great potential to fill such a gap. This work aims to use game-based learning to improve the teaching-learning process in the field of paleontology. To reach this goal, this work proposes a board game supported by a software that uses features of Augmented Reality. Therefore, students can study while having fun in an immersive and motivating environment. A pilot study was conducted with students of a Biological Sciences graduation course trying to verify or increase the use of data before and after the use of PaleoExtinção game. This pilot study revealed that the paleontological contents contained in the game were absorbed by students, showing a large increase in learning. A study about students’ motivational gains involved was also conducted, showing the games with Augmented Reality under these conditions, and may be more attracted to the traditional classes, besides showing the game applied in the teaching-learning process. The game is designed to make it easier to build new board games for the same purpose but for any other discipline.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEngenharia de softwarept_BR
dc.subjectPaleontologiapt_BR
dc.subjectRealidade aumentadapt_BR
dc.subjectSoftware engineeringpt_BR
dc.subjectPaleontologypt_BR
dc.subjectAugmented realitypt_BR
dc.titlePaleoextinção: jogo em realidade aumentada para o ensino de paleontologiapt_BR
dc.title.alternativePaleoextinção: augmented reality game for teaching paleontologypt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO estudo da paleontologia em nível básico de ensino é de grande relevância, pois é uma ciência que trata do estudo dos seres antigos, além de mudanças geológicas e geográficas. Porém, o ensino da paleontologia nesse contexto ainda é carente de formas inovadoras de se promover a inserção de conteúdos em sala de aula ao mesmo tempo promovendo o engajamento e a motivação dos estudantes. A aprendizagem baseada em jogos tem grande potencial de sanar tais condições, contribuindo para maximizar a aprendizagem dos estudantes. Visando utilizar essa metodologia para melhorar o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes de paleontologia, esse trabalho apresenta um jogo de tabuleiro que faz uso de recursos de Realidade Aumentada por meio de uma aplicação móvel. Dessa forma, os estudantes aprendem os conteúdos de paleontologia enquanto se divertem em um ambiente imersivo e motivador. Um estudo piloto foi conduzido com alunos de graduação em Ciências Biológicas tentando verificar o aumento de aprendizado usando dados anteriores e posteriores ao uso do jogo PaleoExtinção. Esse estudo piloto revelou que os conteúdos paleontológicos contidos no jogo foram absorvidos com eficácia pelos estudantes, mostrando um grande aumento na aprendizagem. Um estudo a respeito dos ganhos motivacionais dos estudantes envolvidos também foi conduzido, mostrando que jogos com Realidade Aumentada nessas condições podem ser mais atraentes do que aulas tradicionais, além de mostrar que o jogo ajudou no processo de ensino-aprendizagem. O jogo foi construído de forma a facilitar a construção de novos jogos de tabuleiro com o mesmo propósito porém para qualquer outra disciplina.pt_BR
dc.degree.localDois Vizinhospt_BR
dc.publisher.localDois Vizinhospt_BR
dc.contributor.advisor1Borges, Simone de Sousa
dc.contributor.advisor-co1Neves, Jacqueline Peixoto
dc.contributor.referee1Borges, Simone de Sousa
dc.contributor.referee2Brittes, Marisangela Pacheco
dc.contributor.referee3Oliveira, Rafael Alves Paes de
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia de Softwarept_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
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