Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10766
Título: Desenvolvimento de sistema web gamificado para alfabetização de pessoas com síndrome de Down
Título(s) alternativo(s): Development of gamite web system for literacy of people with Down syndrome
Autor(es): Farias, Gabriela
Orientador(es): Borges, Simone de Sousa
Palavras-chave: Engenharia de software
Down, Síndrome de
Educação
Software engineering
Down syndrome
Education
Data do documento: 25-Nov-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Dois Vizinhos
Citação: FARIAS, Gabriela. Desenvolvimento de sistema web gamificado para alfabetização de pessoas com síndrome de Down. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2019.
Resumo: Síndrome de Down é uma mudança genética que causa atraso no desenvolvimento cognitivo. Diante disso, pessoas com síndrome de Down necessitam de métodos de ensino diferenciados. Nessa monografia é apresentada a pesquisa e desenvolvimento de um sistema web gamificado para alfabetização de pessoas com síndrome de Down, focando em técnicas de gamificação e conceitos de interação humano-computador, mais especificamente usabilidade. O estudo de técnicas de usabilidade é importante para a correta inserção dos elementos de gamificação. As técnicas de gamificação são utilizadas para tornar o sistema web atrativo para os alunos. A partir de uma análise de heurísticas pode-se perceber a usabilidade de três softwares educacionais para alfabetização de pessoas com deficiência intelectual. Com a compilação dos resultados obtidos foi desenvolvido um sistema web gamificado e posteriormente aplicada a avaliação heurística para verificar sua usabilidade.
Abstract: Down syndrome is a genetic change that causes delay in cognitive development. Therefore, people with Down syndrome require differentiated teaching methods. In this monograph, the research and development of a web gamificate system for literacy of people with Down syndrome is presented, focusingon gamification techniques and concepts of human-computer interaction, more specifically usability. The study of usability techniques is important for the correct insertion of gamification elements. Gamification techniques are used to make the web system attractive to students. From a heuristic analysis, one can perceive the usability of three educational software for literacy of people with intellectual disabilities. With the compilation of the results obtained, a gamificated web system was developed and later applied the heuristic evaluation to verify its usability.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10766
Aparece nas coleções:DV - Engenharia de Software

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DV_COENS_2019_2_3.pdf3,7 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.