Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10717
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTides, Jean
dc.date.accessioned2020-11-13T11:27:04Z-
dc.date.available2020-11-13T11:27:04Z-
dc.date.issued2016-06-09
dc.identifier.citationTIDES, Jean. Plantas medicinais como tema gerador de uma proposta interdisciplinar. 2016. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10717-
dc.description.abstractThis study aimed to raise new methodologies in interdisciplinary education in the state school Monteiro Lobato in Dois Vizinhos - PR, using interdisciplinarity in teaching medicinal plants in the disciplines of science, history, geography, mathematics and arts in the program classes more education 1 and 2. the work was carried out through an action research, initially collected data through questionnaires with closed and open questions concerning the reality of the students and the teaching-learning methodology in school Monteiro Lobato. Data were tabulated and analyzed. In the analysis, it was taken into consideration the problem of interdisciplinary education and hence of medicinal plants in school teaching-learning process. While that makes the process of critical analysis suggested and presented activities that contributed to the involvement and construction of interdisciplinary knowledge in the field of agricultural science through theoretical and practical workshops. Among the suggested actions and carried out in the teaching-learning process are the construction of the human body clock (medicinal garden) and preparation of the booklet through the rescue of the popular knowledge acquired with the family of the students, highlighting the importance of the use of medicinal plants . In conclusion we obtain a high level of gain knowledge of medicinal plants, popular knowledge and traditional as well as the effective realization of interdisciplinary teaching, showing the importance of teaching of medicinal plants within schools, contributing to the technical-scientific knowledge and vivencias learners.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectPlantas medicinaispt_BR
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespt_BR
dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãopt_BR
dc.subjectMedicinal plantspt_BR
dc.subjectTeaching - Aids and devicespt_BR
dc.subjectInterdisciplinary approach in educationpt_BR
dc.titlePlantas medicinais como tema gerador de uma proposta interdisciplinarpt_BR
dc.title.alternativeMedicinal plants as generating theme of an interdisciplinary approachpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho buscou levantar novas metodologias no ensino interdisciplinar no colégio estadual Monteiro Lobato em Dois Vizinhos - PR, usando a interdisciplinariedade no ensino de plantas medicinais nas disciplinas de ciências, história, geografia, matemática e artes nas turmas do programa mais educação 1 e 2. O trabalho foi realizado através de uma pesquisa-ação, inicialmente coletados os dados através de questionários com questões fechadas e abertas que dizem respeito a realidade dos educandos, bem como a metodologia de ensino-aprendizagem adotada na escola Monteiro Lobato. Os dados coletados foram tabulados e analisados. Nas análises, foi levado em consideração a problemática do ensino interdisciplinar e consequentemente das plantas medicinais no processo de ensino-aprendizagem da escola. Ao mesmo tempo em que se efetua a análise crítica do processo foi sugerido e apresentado atividades que contribuíram para o envolvimento e construção do conhecimento interdisciplinar com a área das ciências agrárias através de oficinas teóricas e práticas. Dentro das ações sugeridas e realizadas no processo de ensino-aprendizagem estão a, construção do relógio do corpo humano (horto medicinal) e confecção da cartilha através do resgate dos conhecimentos populares adquiridos com as família dos educandos, destacando a importância do uso das plantas medicinais. Como conclusão obtemos um alto nível de ganho do conhecimento de plantas medicinais, saber popular e tradicional, bem como a realização efetiva da interdisciplinaridade do ensino, mostrando a importância do ensino de plantas medicinais dentro das escolas, contribuindo com o conhecimento técnico-científico e vivencias aos educandos.pt_BR
dc.degree.localDois Vizinhospt_BR
dc.publisher.localDois Vizinhospt_BR
dc.contributor.advisor1Ramos, Celso Eduardo Pereira
dc.contributor.referee1Ramos, Celso Eduardo Pereira
dc.contributor.referee2Vismara, Lilian de Souza
dc.contributor.referee3Fernandes, Patricia
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programAgronomiapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIASpt_BR
Aparece nas coleções:DV - Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DV_COAGR_2016_1_20.pdf2,02 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.