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Título: Análise tribológica do comportamento de compósitos poliméricos em ensaio pino sobre disco
Título(s) alternativo(s): Tribological analysis pf the behavior of polymer composites in pin-on0disk testing
Autor(es): Nodari, Caio Eduardo
Rossi, Diego Miranda
Orientador(es): Cousseau, Tiago
Palavras-chave: Polímeros
Tribologia
Atrito
Desgaste mecânico
Produtos novos
Engenharia mecânica
Polymers
Tribology
Friction
Mechanical wear
New products
Mechanical engineering
Data do documento: 8-Dez-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: NODARI, Caio Eduardo; ROSSI, Diego Miranda. Análise tribológica do comportamento de compósitos poliméricos em ensaio pino sobre disco. 2017. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.
Resumo: A crescente utilização dos polímeros como materiais tribológicos nós últimos anos, buscando substituir os metais e outros materiais contribuiu para o desenvolvimento de novos polímeros de engenharia. O objetivo deste trabalho é mapear as condições operacionais de termorrígidos comerciais, identificando as suas características tribológicas através dos resultados experimentais do ensaio de escorregamento puro utilizando equipamento pino sobre disco de aço AISI 304, em um tribômetro. Verificou-se a taxa de desgaste dos polímeros utilizados analisando a possibilidade de suprir a utilização de lubrificantes em determinadas aplicações. Hierarquizou-se os corpos de provas testados em algumas condições de operação, comparando o desempenho com suas propriedades físicas, químicas e mecânicas. Foram utilizadas amostras de polímeros no formato cilíndrico de cor azul que tem como base o poliéster e a amostra de cor branca que possui como base o poliuretano, para realizar o estudo e os parâmetros de ensaio foram determinados com base na norma (ASTM) G99. Para verificação da taxa de desgaste as amostras foram pesadas antes e após o ensaio em uma balança de alta precisão, adquirindo assim a massa perdida das amostras provocada pelo desgaste. Para este estudo primeiramente foram utilizadas quatro condições de cargas diferentes, que para efeito de comparação com o estudo de Boutin e Rocha (2015), foram utilizadas as cargas presentes no estudo do (PTFE) porém com uma gama maior de ensaios o que possibilitou uma melhor análise da influência dos parâmetros de velocidade e pressão. Para este estudo foi necessário o levantamento da composição dos materiais no qual foi utilizada a técnica da Espectroscopia de Infravermelho (FTIR) o qual resultou em uma amostra de polímero base de poliéster e outra de poliuretano e para presença de outros elementos químicos presentes foi utilizada a técnica Espectroscopia de Energia Dispersiva (EDS). O compósito a base de poliéster apresentou um desempenho de coeficiente de atrito cinético melhor que o PTFE e o compósito a base de poliuretano que apresenta um comportamento borrachoso e apresentou tendências a formação de ondas de Schallamach o que elevou seu coeficiente de atrito cinético.
Abstract: The increasing use of polymers as tribological materials in recent years, seeking to replace metals and other contributing materials for the development of new engineering polymers. The objective of this work is to map as operational conditions of terminology, identifying as its tribological characteristics through the experimental results of the trial of slip pure use equipment pin on steel disk (AISI 304) in a tribometer. It was verified the wear rate of the polymers used, analyzing the possibility of supplying the use of lubricants in certain applications.The tested test bodies were hierarchized under some operating conditions, comparing the performance with their physical, chemical and mechanical properties. Polymer samples of the blue cylindrical format based on the polyester and the white sample based on polyurethane were used to carry out the study and the test parameters were determined based on the standard (ASTM G99). To verify the wear rate the samples were weighed before and after the test on a high precision scale, thus acquiring the lost sample mass caused by wear. For this study, four different loading conditions were used, which for comparison purposes with the (BOUTIN F. F E ROCHA, 2015), the loads present in the (PTFE) (Polytetrafluoroethylene) study were used, but with a larger range of tests, which enabled a better analysis of the influence of the speed and pressure parameters. For this study it was necessary to survey the composition of the materials in which the Infrared Spectroscopy (FTIR) technique was used, which resulted in a sample of polyester base polymer and another of polyurethane and for the presence of other chemical elements present was used Dispersive Energy Spectroscopy (EDS) technique. The polyester-based composite exhibited a better kinetic friction coefficient performance than PTFE and the polyurethane-based composite that exhibited a rubbery behavior and presented tendencies to Schallamach wave formation, which increased its coefficient of kinetic friction.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10535
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