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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10480
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Mattheus, Torquato | |
dc.creator | Hokama, Rodrigo | |
dc.date.accessioned | 2020-11-12T18:44:45Z | - |
dc.date.available | 2022-11-04T12:55:43Z | - |
dc.date.issued | 2017-06-28 | |
dc.identifier.citation | TORQUATO, Mattheus; HOKAMA, Rodrigo. Dimensionamento do projeto mecânico do acionamento de um skate longboard voltado para mobilidade urbana. 2017. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10480 | - |
dc.description.abstract | The topic of this final paper is mechanical designing for the automation of a longboard skate and it is based on the reality of brazilian urban mobility. The need to develope new means of transportation is because the public ones are inefficient, concerning the needs of the user, and the urban environment is completely flooded with private vehicles in consequence of the previous cause. It is necessary to think about future technologies to satisfy the wishes and desires of the society which today is young and in a couple of years will be determining the future of public policy. The current generation, classified by many scholars as Z generation, and the next one, defended by Mark McCrindle as alpha generation, are the ones that were born connected and have a different perspective of the world. Subjects like sustentability, connectivity, the intense and trasient relationships, determine these generations. To develope a project that satisfy the needs of the society, and in the same way helps to change it, is very challenging. The challenge is multidisciplinary with a lot of steps, therefore this paper will concern only about the mechanical study envolved on the development of the automation of a longboard skate to the urban mobility. So, initially the paper brings the subjective aspects of the project, contextualizing the topic and its objectives. Then, the theoretical validity is composed with the subjects: skate, urban mobility and mechanical design. After knowing the context that the product is inserted, the stages of the development of the mechanical system can be listed accordingly to the objectives established for this paper. The theorical fundaments are based on, the powertrain, motor explaining briefly how a BLDC motor works and comparing it with brushed motors and with induction motors, and power transmission giving the general idea of the possibilities of using certain types of transmission (different types of belts or CVT) for the project. Then it is described the brazilian urban mobility, to situate the purpose of use of the product designed. And to end these fundaments, it is written about the use of an adaptation of a design metodology. After the theorical fundaments, the development takes it place and the first step is to analyze the project requeriments from the benchmarking, followed by the selection of the solutions and requeriments of the entries to evaluation, the powertrain design of the proposed system, the assembly steps, and the list of components used to make the mechanical system. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.subject | Skate | pt_BR |
dc.subject | Projeto de produto | pt_BR |
dc.subject | Correias e transmissão por correias | pt_BR |
dc.subject | Correias em V | pt_BR |
dc.subject | Engenharia mecânica | pt_BR |
dc.subject | Skateboarding | pt_BR |
dc.subject | Product design | pt_BR |
dc.subject | Belts and belting | pt_BR |
dc.subject | V-Belts | pt_BR |
dc.subject | Mechanical engineering | pt_BR |
dc.title | Dimensionamento do projeto mecânico do acionamento de um skate longboard voltado para mobilidade urbana | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho de conclusão curso tem por tema o dimensionamento do powertrain de um processo de acionamento de um skate longboard, sendo que tal processo e projeto são pensados na realidade das diretrizes da mobilidade urbana. A necessidade de se criar novos meios de transportes se deve ao fato dos meios urbanos estarem tomados por transportes públicos ineficientes, em relação às necessidades dos usuários e veículos particulares como uma das consequências ao fato anterior. É necessário se pensar em tecnologias futuras que atenderão às necessidades da sociedade que hoje são adolescentes/jovens, mas que em alguns anos determinarão o futuro das políticas públicas. A atual geração, classificada por muitos estudiosos como a Z e a próxima, difundida por Mark McCrindle, geração alpha, são as gerações que nasceram conectadas e possuem outra visão do mundo. Questões como a sustentabilidade, conectividade, as intensas e transientes relações diversas são o que mais determinam essas gerações. Desenvolver um projeto que atenda as necessidades evidentes da sociedade e que de igual modo contribuam para mudá-las, pensando em satisfazer gerações atuais e futuras, é um desafio multidisciplinar e de muitos estágios, conduzindo, portanto, uma restrição desta monografia a unicamente dimensionar o projeto mecânico de todo esse sistema necessário para acionar um skate longboard para a realidade requerida, desta forma, se trata inicialmente dos temas subjetivos que circundam o produto total, situando a mobilidade urbana e a realidade atual no desenvolvimento do projeto. Depois de definido o objetivo, se fundamenta teoricamente os elementos que constituem um powertrain, sendo sistema motriz e sistemas de transmissão. Os motores analisados são os BLDC, uma vez que eles guardam pequenas dimensões para altíssimas rotações e grandes potencias. Já sobre os sistemas de transmissão, são analisadas as transmissões por correias, que guardam alta eficiência e são em maioria de baixo ruído, ideais portanto para a aplicação em questão. Posteriormente, se discute basicamente sobre a mobilidade urbana, de modo a situar essa realidade que circunda todo o projeto, visando mostrar a importância de que as soluções estejam de acordo com a mesma. Por fim, se discute uma metodologia de projetos, com o objetivo de guiar o trabalho a ser realizado, assegurando que as etapas definam produtos compatíveis. Após essa fundamentação, se adapta a metodologia para o objetivo especificado e tem-se: Primeiramente o levantamento das necessidades dos usuários, gerando a lista de requisitos do projeto; Posteriormente uma análise dos produtos similares no mercado, fornecendo a escolha do melhor arranjo para se dimensionar; Como terceira ação a monografia discorre sobre o dimensionamento do powertrain; Tendo como etapa final, a definição das etapas de montagem e finalização da lista de componentes. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Gasoto, Sidney Carlos | |
dc.contributor.referee1 | Gasoto, Sidney Carlos | |
dc.contributor.referee2 | . | |
dc.contributor.referee3 | . | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Graduação em Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::PROJETOS DE MAQUINAS::ELEMENTOS DE MAQUINAS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Engenharia Mecânica |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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