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dc.creatorDotto, Thaís Regina
dc.date.accessioned2020-11-12T18:41:15Z-
dc.date.available2020-11-12T18:41:15Z-
dc.date.issued2017-06-28
dc.identifier.citationDOTTO, Thaís Regina. Análise de inventário de ciclo de vida de veículos utilizados na colheita e no transporte de cana-de-açúcar para a produção de etanol. 2017. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10452-
dc.description.abstractThe development of worldwide ethanol production from sugarcane showed the necessity of an emission inventory to enable the analysis of the real impact of every single process stage (FINGER & MATOS, 2015). However, in Brazil, there are few published articles with emissions information of the process; mainly in the logistics of sugarcane to the mill. For these reasons, the study of car emissions inventories was developed from a bibliographical survey in order to be added to the ecoinvent® database platform. The data collected include emissions from vehicular operation in the Southeast region of Brazil resulting from the use of four types of vehicles: harvester, transhipment tractor, truck and “treminhão”. In consonance with the ecoinvent® model, waste, environment emission and technosphere were quantified. In the case of heavy trucks, the residual values were calculated by mathematical relationships involving the loading factor; The emissions were determined from the emission factors of the output elements; while the technosphere values resulted from relations with the life factor and load of each vehicle. For the inventory of the harvester and the trans-shipment tractor, only a few emissions to the environment were calculated, since reports from CETESB (2015) do not include agricultural machinery, and research in the literature mainly analyzes the issue of ozone depletion by carbon dioxide. In future research, such data should be collected in the field to decrease the uncertainty of the life cycle study. When analyzing the obtained results, the discrepancy of brazilian process conditions in comparison to other regions of the globe was confirmed, which was the justification to develop the inventories. It was verified that the harvester has the greatest fuel consumption between the vehicles. However, the tractor is the vehicle with the highest amount of emissions to the environment.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectCana-de-açúcarpt_BR
dc.subjectTransportespt_BR
dc.subjectDióxido de carbonopt_BR
dc.subjectEngenharia mecânicapt_BR
dc.subjectSugarcanept_BR
dc.subjectTransportationpt_BR
dc.subjectCarbon dioxidept_BR
dc.subjectMechanical engineeringpt_BR
dc.titleAnálise de inventário de ciclo de vida de veículos utilizados na colheita e no transporte de cana-de-açúcar para a produção de etanolpt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of life cycle inventories of vehicles used on harvesting and on the transportation of sugarcane to ethanol productionpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoCom o crescimento da produção de etanol a partir da cana-de-açúcar em todo o mundo, percebeu-se a necessidade de levantar um inventário com dados de emissão para que seja analisado o real impacto de todas as etapas do processo (FINGER & MATOS, 2015). Todavia, no Brasil, ainda são poucas as informações publicadas sobre as emissões; principalmente na logística do canavial até a usina. Por essas razões, desenvolveu-se o estudo de inventários de emissões veiculares a partir de levantamento bibliográfico, a fim de serem adicionados na plataforma de banco de dados do ecoinvent ®. Os dados coletados compreendem as emissões de operação veicular da região sudeste do Brasil resultantes do uso de quatro tipos de veículos: colhedora, trator de transbordo, rodotrem e treminhão. Conforme o modelo do Econinvent®, quantificaram-se os resíduos, as emissões para o ambiente e as utilizações da tecnosfera. No caso dos caminhões pesados, os valores de resíduos foram calculados por relações matemáticas envolvendo a carga carregada; as emissões foram determinadas a partir dos fatores de emissões dos elementos de saída e a utilização da tecnosfera resultou de relações com o fator de vida e de carga de cada veículo. Já para o inventário da colhedora e do trator de transbordo foram calculadas somente algumas emissões para o ambiente, visto que relatórios daCETESB (2015) não compreendem maquinários agrícolas e as pesquisas na literatura analisam primordialmente a questão da redução da camada de ozônio pela emissão do gás carbônico. Em pesquisas futuras, tais dados devem ser coletados em campo para diminuir a incerteza do estudo do ciclo de vida. Ao analisar os resultados obtidos, confirma-se a discrepância das condições brasileiras em comparação com outras regiões do globo, o que justificou o desenvolvimento dos inventários. Verificouse que a colheitadeira tem o maior consumo de combustível dentre os veículos. Porém, o trator é o veículo com maior quantidade de emissões para o meio ambiente.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Ugaya, Cássia Maria Lie
dc.contributor.referee1Ugaya, Cássia Maria Lie
dc.contributor.referee2Verussa Junior, Osvaldo
dc.contributor.referee3Cararo, Nilton Luiz
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programGraduação em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::ENGENHARIA TERMICA::CONTROLE AMBIENTALpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Engenharia Mecânica

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