Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10390
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNowakowski, Heitor de Azevedo
dc.creatorKengo, Victor Yugo
dc.date.accessioned2020-11-12T18:34:35Z-
dc.date.available2020-11-12T18:34:35Z-
dc.date.issued2015-12-17
dc.identifier.citationNOWAKOWSKI, Heitor de Azevedo; KENGO, Victor Yugo. Desenvolvimento de jogo de simulação para ensino prático do método 5S. 2015. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10390-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectGestão da qualidade totalpt_BR
dc.subjectProdução enxutapt_BR
dc.subjectMétodos de simulaçãopt_BR
dc.subjectProjeto de produtopt_BR
dc.subjectEngenharia mecânicapt_BR
dc.subjectTotal quality managementpt_BR
dc.subjectLean manufacturingpt_BR
dc.subjectSimulation methodspt_BR
dc.subjectProduct designpt_BR
dc.subjectMechanical engineeringpt_BR
dc.titleDesenvolvimento de jogo de simulação para ensino prático do método 5Spt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA crescente busca por redução de custo leva as empresas à implementação de recursos no ambiente fabril. Um dos métodos que promete melhorar a eficiência através da destinação adequada de materiais, organização, limpeza, identificação e utilização é o método “5S”. Porém,ainda que o treinamento pareça simples, a manutenção de uma mudança organizacional ainda é um desafio. Para contribuir nesse sentido, o presente trabalho propõe o desenvolvimento de um jogo de simulação para o ensino prático do método 5S, visando contribuir com a sua implantação nas organizações industriais. Para isso, foram realizadas revisões bibliográficas a respeito do método 5S e sobre metodologias de desenvolvimento de jogos de simulação, visando identificar uma metodologia adequada para o desenvolvimento do jogo pretendido. A metodologia adotada para este trabalho é um agregado da Metodologia de Projeto de Pahl et al. (2007) e a Metodologia de design de jogo de simulação para treinamento de Rocha e Araujo (2013). A metodologia se divide em seis partes, sendo elas: Esclarecimento da tarefa; Projeto conceitual; Plano de treinamento; Implementação; Integração e teste; e Avaliação dos resultados. Como resultado, desenvolveu-se o projeto de um jogo para treinamento do método 5S, dividido em duas rodadas com o tempo sendo cronometrado: na primeira, os participantes recebem uma maleta desorganizada para realizar a montagem de um carrinho; após montagem, os aplicadores apresentam o método 5S e os participantes fazem a organização das maletas para fixar os conceitos ensinados; na segunda rodada, os mesmos participantes repetem a montagem com a maleta organizada. Após 3 testes com 4 participantes em cada, obteve-se uma redução de tempo média de 44,8% entre a primeira e a segunda rodada.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Estorilio, Carla Cristina Amodio
dc.contributor.referee1Estorilio, Carla Cristina Amodio
dc.contributor.referee2Pelisson, Maria das Graças Contim Garcia
dc.contributor.referee3Mikos, Walter Luís
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programGraduação em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::GERENCIA DE PRODUCAO::GARANTIA DE CONTROLE DE QUALIDADEpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_DAMEC_2016_2_40.pdf2,62 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.