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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantana, Cainã Alessi
dc.creatorBatista, Leonardo dos Santos
dc.date.accessioned2020-11-12T18:31:21Z-
dc.date.available2020-11-12T18:31:21Z-
dc.date.issued2014-11-18
dc.identifier.citationSANTANA, Cainã Alessi; BATISTA, Leonardo dos Santos. Balanceamento de uma linha de instalação de caixas de transmissão por meio de modelo de programação linear inteira mista. 2014. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10353-
dc.description.abstractThe proposal of this project is to make a line balancing optimization of a gearbox assembly line for a Curitiba automobile company, located on the Industrial District. The assembly line is relatively old, and has been passing for a bunch of process improvements, but without acting on the balancing optimization. The line is defined by eight workstations, which have, basically, manual tasks, and it is where is made the assembly of the gearbox with the motor, and one more workstation, where is made the software download in the gearbox and the inspection operations. There are, basically, two kinds of motors, two kinds of gearboxes, and two more assembly configurations, which influences directly on the cycle time. The current project applies a mathematical model on Mixed Integer Linear Programming (MILP), with the objective of propose optimized solutions on line balancing, and then help in the process of operational decisions based on the equilibrium of workload between the workstations and the workers. The implementation and the computational resolution were made in the software IBM ILOG CPLEX Optimization Studio. A work methodology was followed to apply the MILP model, collecting and validating the data, so it was possible to obtain improved results and with a real applicability. The computational results indicated, for example, a possibility of cycle time decrease of 4.66%, and the viability of reduce one worker, without change the productivity. There was also an improvement indicating an equilibrium solution in the distribution of tasks between workstations, with less idleness.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectBalanceamento de linha de montagempt_BR
dc.subjectProgramação linearpt_BR
dc.subjectSoftware de aplicaçãopt_BR
dc.subjectAssembly-line balancingpt_BR
dc.subjectLinear programmingpt_BR
dc.subjectApplication softwarept_BR
dc.titleBalanceamento de uma linha de instalação de caixas de transmissão por meio de modelo de programação linear inteira mistapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho propõe realizar o balanceamento de uma linha de instalação de caixas de transmissão em uma empresa automobilística da Cidade Industrial de Curitiba. Tal linha é relativamente antiga e vem passando por inúmeros processos de melhoria e otimização, mas sem um balanceamento atualizado. A linha é composta por oito estações de tarefas essencialmente manuais, onde ocorre a instalação da caixa de câmbio no motor, e uma estação, onde é feito o download do software na caixa e a conferência dos componentes. Existem, basicamente, dois tipos de caixas de transmissão, dois tipos de motores e duas configurações opcionais que diferenciam bruscamente o tempo de ciclo. O presente trabalho aplica uma modelagem em Programação Linear Inteira Mista (PLIM) com o objetivo de sugerir soluções otimizadas de balanceamento e, assim, auxiliar o processo de tomada de decisões operacionais para equilibrar a carga de trabalho entre estações e operadores. A implementação e a resolução computacional do modelo foram realizadas no software IBM ILOG CPLEX Optimization Studio. Para aplicar o modelo, uma metodologia de trabalho foi seguida, a fim de melhor estruturar e validar os dados a serem inseridos no modelo e assim obter resultados factíveis e de aplicação real. Resultados computacionais obtidos indicam, por exemplo, a possibilidade de diminuições de tempo de ciclo de 4,66% e a viabilidade de redução de um operador na linha, mantendo-se características de produtividade. Houve também um ganho ao se diminuir os índices que retraram a ociosidade da linha de uma maneira geral em todas as simulações realizadas.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Magatão, Leandro
dc.contributor.referee1Magatão, Leandro
dc.contributor.referee2Verussa Junior, Osvaldo
dc.contributor.referee3Weller, Tiago Rodrigues
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Mecânicapt_BR
dc.publisher.programEngenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::PESQUISA OPERACIONALpt_BR
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