Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10248
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Carlos Alberto de Lira de
dc.creatorTenius, Eric Born
dc.date.accessioned2020-11-12T18:25:09Z-
dc.date.available2020-11-12T18:25:09Z-
dc.date.issued2019-07-03
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Carlos Alberto de Lira de; TENIUS, Eric Born. Otimização dos sistemas de suspensão e direção de um veículo antigo. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10248-
dc.description.abstractThe technical evolution of the Brazilian road network and the suspension and steering system design features, as well as the differences between the tires available in vehicles from the 60s and 80s and the tires available in the current market, generate an obsolescence scenario regarding the performance and safety of classic vehicles in terms of vehicle dynamics. This study aims to apply mathematical models and specialized software to characterize an existing suspension and steering system, quantifying its original theoretical performance. From this, optimizations are proposed according to the influence of the parameters defined in the bibliography, with the requirement that they must be feasible for physical application in the vehicle. The designed modifications transform the behavior of the motor vehicle, reaching the targets set in benchmarking. The resulting handling behavior is deemed to be equivalent to a modern reference vehicle.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAutomóveis - Molas e suspensãopt_BR
dc.subjectDireção de automóveispt_BR
dc.subjectVeículos - Medidas de segurançapt_BR
dc.subjectAutomóveis - Dinâmicapt_BR
dc.subjectAutomobiles - Springs and suspensionpt_BR
dc.subjectAutomobile drivingpt_BR
dc.subjectVehicles - Safety measurespt_BR
dc.subjectAutomobiles - Dynamicspt_BR
dc.titleOtimização dos sistemas de suspensão e direção de um veículo antigopt_BR
dc.title.alternativeOptimization of the suspension and steering systems of a classic carpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA evolução técnica da malha rodoviária brasileira e dos recursos de projeto de sistemas de suspensão e direção, bem como as diferenças entre os pneus disponíveis nos veículos das décadas de 60 a 80 e os pneus disponíveis no mercado corrente geram uma situação de obsolescência do desempenho e segurança dos veículos antigos em termos de comportamento dinâmico. Este trabalho tem por objetivo a aplicação de modelos matemáticos e programas computacionais para a caracterização de um sistema de suspensão e direção preexistente, quantificando o seu desempenho teórico original. A partir disso, são propostas otimizações de acordo com a influência dos parâmetros definidos na revisão bibliográfica, com a exigência de que sejam viáveis de implementação no veículo. As modificações aplicadas transformam o comportamento do veículo, aproximando-o dos objetivos traçados em benchmarking, resultante num comportamento dinâmico equivalente a um veículo moderno de referência.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Guérios, Maro Rogér
dc.contributor.referee1Guérios, Maro Rogér
dc.contributor.referee2Lima, Adriano Araújo de
dc.contributor.referee3Riechi, Jorge Luiz de Sá
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programGraduação em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
Aparece nas coleções:CT - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_DAMEC_2019_1_40.pdf5,37 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.