Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10213
Título: Estudo do comportamento tribológico de polímeros de engenharia em deslizamento sem lubrificação contra aço inoxidável
Autor(es): Ishida, Mateus Bobeck
Beê, Matheus Terplak
Orientador(es): Vale, João Luiz do
Palavras-chave: Polímeros - Análise
Lubrificação e lubrificantes
Aço - Análise
Polymers - Analysis
Lubrication and lubricants
Steel - Analysis
Data do documento: 6-Fev-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: ISHIDA, Mateus Bobeck; BEÊ, Matheus Terplak. Estudo do comportamento tribológico de polímeros de engenharia em deslizamento sem lubrificação contra aço inoxidável. 2015. 90 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
Resumo: Polímeros de engenharia são de grande uso na indústria devido a sua possível utilização sem o uso de óleos lubrificantes. O presente trabalho realizou um estudo do comportamento tribológico de cinco polímeros de engenharia em deslizamento, sem lubrificação, contra aço inoxidável AISI 304. Os polímeros que foram utilizados para o estudo são: polietileno de ultra alto peso molecular (PEUAPM), polietileno de alta densidade (PEAD), poliamida 6.0 (PA 6.0), poliamida 6.6 (PA 6.6) e poliacetal (POM). O estudo se concentra em simular, em uma máquina construída no Laboratório de Superfícies e Contato (LASC) da UTFPR, um contato do tipo mancal de escorregamento sobre eixo, sobre uma mesma condição PV médio (produto da velocidade de deslizamento e da pressão média). Os ensaios tiveram primeiramente duração de 120 minutos e condição PV de 0,49 MPa.m.s-1 e após a obtenção de alguns resultados, foram reduzidos para 70 minutos em condição PV de 0,22 MPa.m.s-1. Realizam-se 3 repetições de ensaios para cada material polimérico. No ensaio foram coletados dados de uma célula de carga e de um termopar, possibilitando a avaliação do coeficiente de atrito cinético e da temperatura no contato. Com relação ao coeficiente de atrito o POM apresentou o maior valor (0,23) e o PEUAPM o menor valor (0,16) e a temperatura, para todos os polímeros, se concentraram na faixa de 41 ± 4 °C. Também se calculou o coeficiente dimensional de Archard (coeficiente de desgaste) para os polímeros, como resultado obteve-se uma diferença na ordem de 10-1 em comparação com a literatura. Foram feitas análises para verificar as alterações impostas pelos ensaios nas características dos polímeros, a saber: Interferometria de luz branca, microscopia eletrônica de varredura e FTIR. A partir dessas, foi possível analisar o tipo de desgaste sofrido pelos polímeros, o qual foi em sua grande maioria desgaste adesivo. Com relação ao custo benefício da aplicação dos polímeros o PEAD e o P.A 6.0 apresentaram melhor aplicabilidade.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10213
Aparece nas coleções:CT - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COEME_2014-2_32.pdf4,91 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.