Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1013
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMiotto, Eder-
dc.date.accessioned2015-02-03T23:11:38Z-
dc.date.available2015-02-03T23:11:38Z-
dc.date.issued2014-09-29-
dc.identifier.citationMIOTTO, Eder. A análise combinatória e seu ensino. 2014. 85 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1013-
dc.description.abstractThe present work has two major goals. The first one is related to the teaching of combinatorics in elementary school and high school. The second one is to seek further knowledge related to combinatorial concepts. Regarding the first goal, the teaching of combinatorics, in my trajectory as a teacher, has been one of the most arduous tasks that the math teacher of basic education faces. Therefore, some questions arise. Why a subject fully applicable to everyday, has generated so much trouble understanding? One of the goals of this work is to seek answers to this question and propose suggestions that can improve the understanding of this concept. As a second proposed goal, I sought to understand concepts that hitherto were not dominated, deepening my combinatorial knowledge. Therefore, this work has section devoted to the study of more complex combinatory concepts, not addressed to the students of high school but they allow us to understand more complex combinatorial situations.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAnálise combinatóriapt_BR
dc.subjectFibonacci, Números dept_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectProfessores de matemática - Formaçãopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectCombinatorial analysispt_BR
dc.subjectFibonacci numberspt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectStudent teachingpt_BR
dc.subjectMathematics teachers - Training ofpt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.titleA análise combinatória e seu ensinopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem dois objetivos: o primeiro está relacionado ao ensino da análise combinatória nas séries do ensino fundamental 2 e ensino médio. O segundo objetivo e buscar aprofundar meus conhecimentos relacionados aos conceitos combinatoriais. Com relação ao primeiro objetivo, o ensino da análise combinatória, na minha trajetória como docente, tem sido uma das tarefas mais árduas que o professor de matemática da educação básica enfrenta. Diante disso, surgem algumas perguntas. Por que um assunto totalmente aplicável ao cotidiano tem gerado tanta dificuldade de compreensão? Um dos objetivos desse trabalho e buscar respostas para essa pergunta e propor sugestões que possam melhorar o entendimento desse conceito. Como segundo objetivo proposto, busquei compreender conceitos que até então, por mim, não dominados, aprofundando meu conhecimento combinatorial. Para tanto, esse trabalho possui uma parte dedicada ao estudo de conceitos combinatorias mais complexos, não o abordados junto aos alunos de ensino médio mas que permitem compreender situações combinatoriais mais complexas.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Sano, Mari-
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PROFMAT_M_Miotto, Eder_2014.pdf2,36 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.