Repositório Institucional da Universidade Tecnológica do Paraná

O Repositório Institucional da UTFPR (RIUT) tem o objetivo de reunir, preservar e permitir acesso à produção científica da UTFPR atuando como um importante mecanismo de gestão da informação institucional. Sua função primordial é organizar a informação científica validada por pares e/ou academicamente orientada produzida no âmbito e por servidores de todos os campus da Universidade, de modo a gerenciar e ampliar a visibilidade nacional e internacional. Disponibiliza: artigos publicados em periódicos, trabalhos publicados em eventos, livros, capítulos de livros, disserta ções e teses.

A implantação do RIUT está atrelada a sua aprovação no edital FINEP/PCAL/XBDB n°1/2009, que concedeu um kit tecnológico, composto de 1 servidor com os softwares DSpace e SEER instalados, objetivando a implantação de repositórios institucionais de acesso aberto e sua integra ção ao Portal Brasileiro de Publicações Científicas em Acesso Aberto (oasisbr), disponibilizado pelo IBICT, com vistas a possibilitar o registro e a dissemina ção da produção científica.

Dessa forma, uma vez contemplados com o kit tecnológico, iniciaram-se os trabalhos de customização e desenvolvimento do software DSpace, bem como a definição, por portaria, do Comitê Gestor, responsável pela iniciativa na Instituição. Esta etapa contou com a participação de bibliotecários, docentes e analistas de sistemas, que se ocuparam de conhecer a plataforma e adequá-la à realidade Institucional.

Nesse período, foi elaborada a estrutura de Comunidades e Coleções, que buscou representar a estrutura organizacional multicampi, que atua de forma sistêmica e em diferentes níveis de ensino: ensino técnico, graduação, pós-graduação, e também o quadro de servidores técnico-administrativos e docentes engajados em atividades de pesquisa. Tal estrutura fora proposta na dissertação de mestrado da servidora Lígia Patrícia Torino, disponível hoje no RIUT.

A fim de institucionalizar os procedimentos a serem adotados, foram aprovadas a Política de Informação do Repositório Institucional e a Instrução Normativa Conjunta 01/2011 - PROGRAD/PROPPG, que estabelece normas e procedimentos operacionais para o depósito de trabalhos nas Bibliotecas para inserção e disponibilização no RIUT.

O RIUT é estruturado em três camadas: comunidades, subcomunidades e coleções.

As comunidades buscam representar a estrutura organizacional multicampi, que atua de forma sistêmica e em diferentes níveis de ensino: ensino técnico, gradua ção, pós-gradua ção, e também o quadro de servidores técnico-administrativos e docentes. As comunidades são gerenciadas pelos usuários Administradores do Repositório que definirão o fluxo do processo de submissão de conteúdos da comunidade ou de cada uma das cole ções que a constitui.

As cole ções constituem a camada em que os itens são inseridos. Organizam os conteúdos dos documentos depositados por tipologia documentária: artigos (publicados em periódicos), trabalhos publicados em eventos, disserta ções, teses, livros e capítulos de livros, cujos autores sejam servidores ou acadêmicos da Instituição, conforme determina a Política de Informa ção do Repositório Institucional da UTFPR. Todos os arquivos devem ser inseridos em formato digital, conforme apresentado no item 2.3 do presente documento.

A comunidade ‘POS - Programas de Pós-Gradua ção Stricto-Sensu (Mestrados e Doutorados)’ possui subcomunidades indicando as tipologias ‘Dissertação’ e ‘Tese’, e coleções organizadas por ‘sigla do campus - nome do Programas de Pós-Gradua ção’, de forma a individualizar a produção dos alunos vinculados a estes cursos.

Há ainda uma comunidade específica para a gestão da produção da UTFPR Editora, cujas coleções expressam as áreas do conhecimento. Nesta comunidade podem ser depositados livros publicados pela UTFPR Editora, independente do vínculo dos autores e/ou organizadores.

No intuito de povoar o repositório, assegurando a qualidade na representa ção da informa ção e o atendimento à legisla ção optou-se pelo depósito mediado, ficando a cargo do bibliotecário membro do Comitê Gestor dos Repositórios em cada uma das bibliotecas a responsabilidade de disponibilizar os objetos no RIUT, respaldados pela Política de Submissão e demais documentos vigentes.

A representação da informação é realizada utilizando um perfil de aplicação no padrão de metadados Dublin Core, para a indexação utiliza-se vocabulário controlado. A adequação às diretrizes internacionais assegura a visibilidade nacional e internacional, em diferentes ambientes e buscadores.