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dc.creatorTosin, Felipe
dc.creatorKuroda, Willian Toshio
dc.date.accessioned2020-11-12T16:56:01Z-
dc.date.available2020-11-12T16:56:01Z-
dc.date.issued2019-06-24
dc.identifier.citationTOSIN, Felipe; KURODA Willian Toshio. A introdução do veículo elétrico na matriz elétrica brasileira: situação atual e projeções. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9847-
dc.description.abstractWith the proposal of Senate Bill No. 304/2017, which proposes to ban the commercialization of fossil fuel vehicles from 2030 and its circulation after 2040, pushing the massive introduction of electric vehicles into Brazil, this paper sets out to discuss the possible impacts that the insertion of the electric vehicle may generate from the point of view of the national electric matrix. The objects of study of this paper are the national electric matrix and the electric vehicles that will be inserted in it. Thus, in order to carry out the proposed analyzes, it is previously presented general data on the current situation of the national electric matrix and plans and projections to increase electric power generation, as well as general data on the operation of electric vehicles, their batteries and recharging systems.The analysis of impact in the matrix is based on three scenarios, considering fleets of vehicles with 20%, 33% and 100% of electrified vehicles. General power demand data, peak demand for each specific case and relevant comments for each situation are presented. Finally, the study concludes that the electric matrix projected for the year of 2040 would be able to withstand the mass introduction of electric vehicles, as long as it is followed by investments and deployment of a Smart Grid to manage the recharge of the batteries, avoiding the collapse of the system.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectVeículos elétricospt_BR
dc.subjectEnergia elétrica - Produçãopt_BR
dc.subjectRedes elétricas inteligentespt_BR
dc.subjectSistemas de energia elétrica - Estimação de Estadopt_BR
dc.subjectElectric vehiclespt_BR
dc.subjectElectric power productionpt_BR
dc.subjectSmart power gridspt_BR
dc.subjectElectric power systems - State estimationpt_BR
dc.titleA introdução do veículo elétrico na matriz elétrica brasileira: situação atual e projeçõespt_BR
dc.title.alternativeThe introduction of the electric vehicle in the Brazilian electric matrix: current situation and projectionspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoCom o surgimento da proposta de lei do senado Nº304/2017, que propõe a proibição da comercialização de veículos movidos a combustíveis fósseis a partir de 2030 e sua circulação a partir de 2040, impulsionando a introdução em massa do veículo elétrico à frota de veículos do Brasil, este trabalho se dispõe a dissertar sobre os possíveis impactos que a inserção do veículo elétrico poderá gerar do ponto de vista da matriz elétrica nacional. Os objetos de estudo deste trabalho são a matriz elétrica nacional e os veículos elétricos a serem inseridos nesta. Desta forma, para realização das análises propostas, previamente são apresentados dados gerais sobre a situação atual da matriz elétrica nacional e os planos e projeções de aumento de geração de energia elétrica, bem como dados gerais sobre o funcionamento dos veículos elétricos, suas baterias e sistemas de recarga.A análise de impacto à matriz é feita com base em três cenários, considerando frotas de veículos com 20%, 33% e 100% de veículos eletrificados. São apresentados dados gerais de demanda de potência, pico de demanda para cada caso específico e comentários pertinentes a cada situação. Por fim, o estudo conclui que a matriz elétrica projetada para o ano de 2040 seria capaz de suportar a introdução em massa de veículos elétricos, desde que com investimentos e implantação de uma rede inteligente para gerenciar a recarga das baterias, evitando o colapso do sistema.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Castagna, Annemarlen Gehrke
dc.contributor.referee1Castagna, Annemarlen Gehrke
dc.contributor.referee2Salata, Carlos Henrique Karam
dc.contributor.referee3Bazzo, Thiago de Paula Machado
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programGraduação em Engenharia Elétricapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApt_BR
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