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dc.creatorTanaka, Rafael Hiroaki Marques
dc.date.accessioned2020-11-12T16:55:50Z-
dc.date.available2020-11-12T16:55:50Z-
dc.date.issued2019-06-27
dc.identifier.citationTanaka, Rafael Hiroaki Marques. Plataforma de carro elétrico em escala reduzida para estudo e desenvolvimento de controles eletrônicos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9837-
dc.description.abstractThis Project aims to develop a study platform and improvement of electronic controls for electric vehicles, using a system on a reduced scale controlled by a radio control. In line with the concepts of electric car and autonomous system, it is also proposed a technological innovation: to use a system composed by 4 electric motors which will generate independent traction in each one of the 4 wheels. With the aim of realizing an efficient and low cost study – so it can instigate posterior studies and development – in the first moment a theoretical background was sought, to make possible understanding the actual needs; also, a study about the automobile and auto models systems was realized; posteriorly, the project itself was developed, searching for the best way to apply the technical knowledge acquired in the auto model, accessibly; finished it, it was possible to make the prototype, along with some simulations for the embedded system and the realization of the mechanic structure, adapted to receive the 4 motors; Lastly, an electronic control was developed: the traction control system. In this proposal, it was challenging to work by breaking a huge automotive paradigm: the one which says that one car must have only one motor. That because, in the Market, there are no parts pattern to make up a differentiated system, and most of the components had to be adapted. However, despite the complexity of the auto model’s mechanic part, it was concluded that it was simpler and more efficient to develop electronic systems when there is independent traction in the four wheels.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectVeículos elétricospt_BR
dc.subjectControle eletrônicopt_BR
dc.subjectMicrocontroladorespt_BR
dc.subjectControladores PIDpt_BR
dc.subjectEngenharia de protótipospt_BR
dc.subjectElectric vehiclespt_BR
dc.subjectElectronic controlpt_BR
dc.subjectMicrocontrollerspt_BR
dc.subjectPID controllerspt_BR
dc.subjectPrototypes, Engineeringpt_BR
dc.titlePlataforma de carro elétrico em escala reduzida para estudo e desenvolvimento de controles eletrônicospt_BR
dc.title.alternativeElectric car platform on reduced scale for study and development of electronic controlspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho visa ao desenvolvimento de uma plataforma de estudo e aprimoramento de controles eletrônicos para veículos elétricos, utilizando como modelo um sistema em escala reduzida, controlado via rádio controle. Em consonância com os conceitos de carro elétrico e sistema autônomo, propõe-se também uma inovação tecnológica: utilizar um sistema composto por 4 motores elétricos que gerem tração independente em cada uma das 4 rodas. Com o objetivo de realizar um estudo eficiente e de baixo custo – para que possa instigar posteriores estudos e desenvolvimento – , em um primeiro momento buscou-se um embasamento teórico acerca do contexto histórico dos automóveis, para compreender as necessidades do mercado atual; também realizou-se um estudo acerca dos sistemas de automóveis e auto modelos; posteriormente, foi desenvolvido o projeto, buscando a melhor forma de aplicar os conhecimentos técnicos adquiridos no automodelo, de forma acessível; com isso, pôde-se confeccionar o protótipo, com diversas simulações de desenvolvimento do sistema embarcado e a realização da estrutura mecânica adaptada para receber os 4 motores; e, por fim, foi desenvolvido um controle eletrônico: o de tração. Nesta proposta, foi desafiador trabalhar quebrando um grande paradigma automobilístico: o de que um carro possui apenas um motor. Isso porque, no mercado, não há um padrão de peças para compor um sistema diferenciado, e a maior parte dos componentes deve ser adaptada. Porém, apesar da complexidade da parte mecânica do automodelo, concluiu-se que foi mais simples e eficiente desenvolver sistemas eletrônicos quando se tem tração independente nas quatro rodas.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Moritz, Guilherme Luiz
dc.contributor.referee1Assef, Amauri Amorin
dc.contributor.referee2Rayel, Ohara Kerusauskas
dc.contributor.referee3Moritz, Guillherme Luiz
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programGraduação em Engenharia Elétricapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::ELETRONICA INDUSTRIAL, SISTEMAS E CONTROLES ELETRONICOS::CONTROLE DE PROCESSOS ELETRONICOS, RETROALIMENTACAOpt_BR
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