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Campo DCValorIdioma
dc.creatorPaiva, Mayara Luiza
dc.creatorBusato, Raquel Hubie
dc.creatorGregório, Roberta
dc.date.accessioned2020-11-12T14:22:00Z-
dc.date.issued2013-04-29
dc.identifier.citationPAIVA, Mayara Luiza; BUSATO, Raquel Hubie; GREGÓRIO, Roberta. Percepção ambiental: um estudo de caso na bacia do rio Barigui. 2013. 95 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9638-
dc.description.abstractThe environmental perception is the way in which an individual perceives the environment, basically, the process of evaluating and storing information received about the environment, awakening care and respect with it. The environmental perception allows the establishment of affection relationships between the individual and the environment and from this positive formation the individual can modify his environmental values. Seeking an understanding about the current situation of the Barigui watershed for students from some schools located near the Barigui river, this present work, which relates physicochemical analysis of water quality and environmental perception, was developed. The results will aid future studies and the promotion of actions in order to solve the environmental problems of the region. The evaluation of the questionnaires allowed the understanding of how the students of the region interact with the environment, their affection relationships with this one and their attitudes in front the environmental issues. The interpretation of the datas also have revealed that the major part of the students perceive the environmental around, the impacts that it suffers, the causes and consciences of these damages, as well the fact that some students do not build up the worry with the environment and the impairment of water resources yet, especially the Barigui river, evidenced after comparison with the limits established by the CONAMA 357 resolution, for class II rivers, in two of the three points assessed.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectProteção ambientalpt_BR
dc.subjectResponsabilidade ambientalpt_BR
dc.subjectÁgua - Qualidadept_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectEnvironmental protectionpt_BR
dc.subjectEnvironmental responsibilitypt_BR
dc.subjectWater qualitypt_BR
dc.titlePercepção ambiental: um estudo de caso na bacia do rio Bariguipt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA percepção ambiental consiste na tomada de consciência das problemáticas ambientais, tratando-se basicamente do ato de perceber o meio em que se está inserido, despertando o cuidado e o respeito para com este. Através da percepção ambiental o indivíduo estabelece relações de afetividade com o ambiente e pode a partir da formação de laços afetivos positivos modificar seus valores ambientais. Buscando a tomada de consciência da atual situação ambiental da Bacia Hidrográfica do Barigui por alunos de algumas escolas da região, no sentido de que estes percebam o ambiente no qual estão incluídos, aprendendo a cuidar e proteger do mesmo, o presente trabalho, que relaciona análises físico-químicas de qualidade da água e percepção ambiental foi desenvolvido. De maneira que o conjunto de dados obtidos a partir deste estudo poderá servir de base para o desenvolvimento de ações que busquem solucionar os problemas ambientais na região. Através da avaliação dos questionários aplicados pode-se perceber como os alunos da região interagem com o meio ambiente e compreender suas relações de afetividade com este e suas atitudes frente às diferentes questões ambientais. A análise dos dados obtidos permitiu constatar que a maioria dos alunos percebe o ambiente ao seu redor, os impactos que estes sofrem, as causas e consequências destes danos, bem como o fato de que muitos alunos ainda não desenvolveram a preocupação com o meio e com o comprometimento dos recursos hídricos, em especial do rio Barigui, este evidenciado após comparação com os limites estabelecidos pela resolução CONAMA 357 de 2005, para rios de Classe II em dois pontos dos três avaliados.pt_BR
dc.description.embargo5000-
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Procopiak, Leticia Knechtel
dc.contributor.advisor-co1Azevedo, Júlio César Rodrigues de
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Química e Biologiapt_BR
dc.subject.cnpqTecnologia em Processos Ambientaispt_BR
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